Sobre a Revista
Histórico do periódico
O periódico Veredas do Direito foi criado em 2004 como meio de interação da Dom Helder Escola Superior (DHES) com outras instituições nacionais e estrangeiras. Desde seu primeiro número, divulga pesquisas de renomados autores nacionais e estrangeiros, evidenciando a preocupação com a exogenia de seu conteúdo.
O nome do periódico foi escolhido em alusão à obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. A ideia surgiu a partir dos vários caminhos abordados pelo periódico em função da integração com diversas áreas além do Direito. As capas do periódico sempre foram elaboradas conforme sua temática, no intuito de transmitir seu conteúdo aos leitores desde o primeiro contato visual.
Inicialmente, o periódico dedicava-se à temática geral do Direito, mas, a partir da abertura do Mestrado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Dom Helder Escola Superior (DHES) em 2009, passou a se dedicar a essa linha de pesquisa. Em 2025 passou a aceitar artigos de todas as áreas do conhecimento, ressaltando a importância da interdisciplinaridade na ciência.
Responsáveis pelo periódico Veredas do Direito:
2004 - Coordenadores: João Batista Moreira Pinto e Francisco Haas
2006-2009 - Coordenadores: João Batista Moreira Pinto e Virgílio de Mattos
Atual - Editor-Chefe: Professor Antônio Leonardo Amorim
Marcos históricos:
2013 - O periódico Veredas do Direito recebeu o estrato Qualis B1.
2015 - O periódico Veredas do Direito recebeu o estrato Qualis A2.
2016 - O periódico Veredas do Direito recebeu o estrato Qualis A1.
Missão
Divulgar e incentivar a produção do conhecimento científico interdisciplinar, tendo como norte a qualidade acadêmica das pesquisas independentemente de qualquer ideologia, prestigiando a internacionalização e a máxima distribuição regional brasileira entre os autores, sempre com vistas à construção de uma sociedade mais justa, livre e igualitária que possa viver em um planeta mais saudável.
Foco e Escopo
O periódico tem como finalidade constituir instrumento de veiculação de trabalhos científicos e doutrinários dedicados a aspectos que guardem relação com tais assuntos, em todas as áreas do conhecimento.
Preservação digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.
Periodicidade
A partir de seu volume 20, de 2023, a Veredas do Direito passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando mais rápida a publicação dos artigos, conforme estes forem aprovados. Tal medida minimiza o problema do tempo de publicação entre o aceite e a divulgação do artigo, justamente em função da grande demanda de submissões recebidas pela Veredas do Direito . O sumário completo e o editorial serão publicados ao final do ano.
Patrocinadores
O v. VI, n. 11, de 2009, contou com o Auxílio Editoração do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O v. 10, n. 20, 2013, e o v. 11, n. 21, de 2014, contou com o Auxílio Editoração da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).
Os v. 15 e 16, de 2018 e 2019, contaram com o fomento editorial da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O v. 17, n. 39, de 2020, e o v. 18, n. 40, 41 e 42, de 2021, contaram com o Auxílio Editoração da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).
O v. 19, n. 43, 44 e 45, de 2022, contou com o Auxílio Editoração do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O v. 20, n. 46, 47 e 48, contará com o Auxílio Editoração do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).





