Politicas editoriais
A Veredas do Direito utiliza o sistema de arquivamento CLOCKSS (Controlled Lots of Copies Keep Stuff Safe) para garantir a preservação, a integridade e o acesso permanente ao seu conteúdo publicado. Por meio da participação no CLOCKSS, a revista assegura que todos os artigos permanecerão disponíveis a longo prazo, protegidos contra perdas de conteúdo, inclusive em situações de interrupção da publicação ou indisponibilidade do site.Política de Ciência aberta
O movimento Ciência Aberta (Open Science) propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, a Veredas do Direito adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Além disso, requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como SciELO Data, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e tal informação deve ser indicada no manuscrito. Consequentemente, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.
A Veredas do Direito incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, se for o caso, sejam discutidos abertamente antes de serem publicados.
Ainda em sintonia com as práticas da ciência aberta, a Veredas do Direito oferece a autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação de seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores mediante o preenchimento do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta.
No caso de publicação das avaliações que fundamentaram a decisão de publicação do artigo, estas poderão ser editadas pelo corpo editorial da Veredas do Direito .
A contribuição dos editores de seção, quando houver, é devidamente creditada no artigo publicado. Os avaliadores recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons ou Reviewer Credit.
Processo de Avaliação por Pares
O periódico Veredas do Direito tem como objetivo publicar artigos científicos de autores de instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras.
Serão aceitas colaborações inéditas, e a publicação de um artigo está condicionada a sua adequação às normas editoriais. O simples recebimento de um manuscrito desobriga sua publicação. Excepcionalmente, o Comitê Editorial poderá aceitar a submissão de trabalhos que já tenham sido publicados e, caso isso ocorra, serão submetidos ao mesmo processo de avaliação pelos pares que aqueles inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor do periódico na qual seu trabalho tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do artigo.
Os artigos serão avaliados mediante o processo de avaliação pelos pares, ou seja, os artigos serão submetidos à aprovação de no mínimo 2 avaliadores que tenham domínio dos temas tratados. Os artigos serão enviados para a avaliação sem a identificação de autoria.
Os originais serão imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas e do Comitê Editorial. No sumário, a sequência de títulos de artigos obedecerá à ordem alfabética de sobrenomes de autores.
O periódico reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos publicados no periódico Veredas do Direito podem ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que seja consignada a fonte de publicação original.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Fases da avaliação
Os artigos submetidos pelo site do periódico passarão por duas fases de avaliação: a primeira fase será realizada pela equipe editorial e destina-se à verificação do cumprimento das Diretrizes para Autores disponíveis no site do periódico; em caso de aprovação na primeira fase, o artigo será encaminhado para a avaliação cega por pares, sendo esta a segunda fase, na qual o artigo poderá ser aprovado, aprovado com correções obrigatórias ou rejeitado.
Em todos os casos, a decisão editorial e as avaliações serão enviadas por e-mail ao autor “ em caso de coautoria, ao coautor que se cadastrou na submissão como contato principal. No caso de aprovação com correções obrigatórias, o autor terá 5 dias úteis (prazo que, eventualmente, pode ser estendido, a depender da complexidade das correções solicitadas) para enviar pelo sistema do periódico a versão corrigida do artigo, que passará por conferência da equipe editorial. Caso as correções não estejam satisfatórias, podem ser necessários novos ajustes ou, então, conforme for o caso, o artigo poderá ser rejeitado. A falta de resposta dos autores diante da solicitação de correções também poderá implicar a rejeição do artigo.
Política de Acesso Livre
Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política de Direitos Autorais
A Veredas do Direito utiliza licença Creative Commons (CC-BY 4.0), preservando, dessa maneira, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. O periódico permite que os autores retenham os direitos de publicação, sem restrições. Assim, os autores são livres para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente).
Política de Propriedade Intelectual e Termos de Uso
Responsabilidade da publicação:
A Veredas do Direito reserva-se o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, a fim de respeitar a norma culta da língua, sem, contudo, desrespeitar o estilo dos autores.
- Os originais não serão devolvidos aos autores.
Responsabilidade dos autores:
Os autores mantêm os direitos totais sobre seus artigos publicados na Veredas do Direito, ficando sua reimpressão (total ou parcial), depósito ou republicação sujeitos à indicação de primeira publicação na Veredas do Direito , por meio da licença CC-BY.
- Os autores devem consignar a fonte de publicação original.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Política de conflito de interesses
Conflitos de interesses (que podem ser de natureza pessoal, comercial, acadêmica ou financeira) ocorrem quando autores, revisores ou editores têm interesses capazes de influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. Quanto a submissão do manuscrito, os autores ficam responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de qualquer outra natureza que possam ter exercido alguma influência sobre o trabalho. Portanto, se houver, ainda que potencialmente, conflito de interesse, cabe aos autores informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.
É de responsabilidade dos autores, também, identificar no manuscrito qualquer apoio financeiro obtido para a confecção do trabalho, bem como outras conexões pessoais ligadas à realização da pesquisa. Cabe ao revisor informar os editores sobre quaisquer conflitos de interesse que possam influenciar a análise do manuscrito, declarando-se não qualificado para revisá-lo.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados neste periódico serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.





