ALFABETIZACIÓN ECOLÓGICA: UN INSTRUMENTO PARA LA EFECTIVIDAD DE LA SOSTENIBILIDAD Y PROTECCIÓN DEL MEDIO AMBIENTE
Contenido principal del artículo
Resumen
Detalles del artículo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Veredas do Direito - Revista de Direito, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Revista Veredas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Veredas do Direito, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Veredas está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution 3.0Citas
ABLEMAN, M. Criar filhos íntegros é como cultivar alimentos saudáveis: além da agricultura industrial e da educação massificada. In: CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 216-224.
BARLOW, Z.; MARCELINO, S.; STONE, M. Liderança e a comunidade de aprendizes. In: CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 187-199.
BOFF, L. Sustentabilidade: o que é “ o que não é. Petrópolis: Vozes, 2012.
BRASIL. Lei n. 6.938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente Brasília, DF: Presidência da República, 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.
BRIGGS, M. Repensando o almoço escolar. In: CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 282-291.
CALLENBACH, E. Valores. In: CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 73-76.
CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.
CAPRA, F. O ponto de mutaçaÌo. 3 ed. SaÌo Paulo: CiÌrculo do Livro, 1988.
CMED “ COMISSÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1991.
EVANS, A. O processo de mudança da escola: uma visão sistêmica. In: CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006, p. 287-288.
FERRER, G. R. El Derecho Ambiental y el derecho de la sostenibilidad. PNUMA, 2008. Disponible en: http://www.pnuma.org/deramb/documentos. Acceso el: 23 de jun. 2019.
FREITAS, J. Sustentabilidade “ direito ao futuro. Belo Horizonte: Fórum, 2016.
HOLT, M. A Ideia da slow food: é hora de desacelerar a educação? In: CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 84-94.
KRZYSCZAK, F. As diferentes concepções de meio ambiente e suas visões. Revista de Educação do Ideau, Caxias do Sul, v. II, n. 23, 2016.
MARTINS, D. MARCON, C. Sustentabilidade como princípio do Direito brasileiro. In: GARCIA, D. DANTAS, M. SOUZA, M. (orgs.). Governança ambiental e sustentabilidade. v. I. Itajaí: Univali, 2017. p. 202-219.
MEADOWS, D. Dançando com os Sistemas. In: CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 233-245.
MICHAEL, P. Ajudando as crianças a se apaixonar pelo Planeta Terra: educação ambiental e artística. In: CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 142-156.
MIGLIARI JUNIOR, A. Crimes ambientais. SaÌo Paulo: Lex, 2001.
MORGOLIN, M. Pedagogia indígena: um olhar sobre as técnicas tradicionais de educação dos índios californianos. In: CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 95-108.
ONU “ ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração de Estocolmo Sobre o Ambiente Humano. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp. br/index.php/Meio-Ambiente/declaracao-de-estocolmo-sobre-o-ambiente-humano.html. Acesso em: 15 abr. 2020.
ORR, D. Prólogo. In: CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 9-12.
SOUZA, M.; SELL, J. A educação no paradigma da sustentabilidade e suas dimensões. In: FERRER, G. et al. Direito Ambiental e sustentabilidade. v. I. Itajaí: Univali, 2015. p. 110-125.
SOUZA, M. C. S. A. 20 anos de sustentabilidade: reflexões sobre avanços de desafios. In: CRUZ, P. et al (orgs.). Meio ambiente, transnacionalidade e sustentabilidade. v. II. Itajaí: Univali, 2014. p. 239-252.
SOUZA, M. C. S. A. 20 años de sostenibilidad: reflexiones sobre avances y desafíos. In: FERRER, G. R. et al (orgs.). Sustentabilidade e suas interações com a ciência jurídica. Itajaí: Univali, 2016. p. 9-25.
SOUZA, M. C. S. A.; GARCIA, R. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Desdobramentos e desafios pós relatório Brundtland. In: SOUZA, M.; ARMADA, C. Sustentabilidade meio ambiente e sociedade: reflexões e perspectivas. v. II. Florianópolis: Empório do Direito, 2016. p. 8-18.
SOUZA, M. C. S. A.; PASOLD, C. Reflexões sobre os modelos tradicionais e o reflexivo de educação: contribuições para a efetividade da sustentabilidade. In: PASOLD, C. et al. Estado, transnacionalide e sustentabilidade. t. 3. Itajaí: Univali, 2017. p. 140-155.
SOUZA, M. C. S. A.; STOHRER, C. M. S. A Ecoalfabetização no ensino jurídico: novos desafios à consciência ambiental. Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo, São Luís, v. 3, n. 2, 2017.