A Produção e o Consumo de Carne Como Prejudiciais ao Meio Ambiente, aos Direitos Humanos e aos Direitos Animais: Perspectivas para um Efetivo Direito Humano à Alimentação Adequada

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bianca Pazzini
Raquel Fabiana Lopes Sparemberger

Resumo

Versa este artigo sobre a necessidade de implementação de um efetivo direito humano à alimentação adequada. Para tanto, imperativo se mostra tratá-lo em consonância com a garantia da segurança alimentar e nutricional, que se mostra como algo muito mais complexo do que o mero direito de "não passar fome". Percebe-se, nesse contexto, que a produção e o consumo de carne animal pelos seres humanos mostram-se como prejudiciais à implementação do referido direito, por seus altíssimos custos socioambientais. É urgente a construção de uma nova forma de pensar a alimentação, de modo a torná-la mais integrada com os direitos humanos, com os direitos dos animais e com o meio ambiente.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bianca Pazzini, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Professora Substituta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestranda em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Bolsista CAPES de Pesquisa. Advogada.

Raquel Fabiana Lopes Sparemberger, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito pela UFPR. Graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professora do Programa de Mestrado em Direito da FURG. Professora responsável pelo Grupo de Estudos da FURG sobre o Constitucionalismo Latino-Americano. Advogada. Membro da Comissão de avaliação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da Capes (2014).