AS INFLUÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS NOS COMPORTAMENTOS ESPERADOS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcello Marchiano
José António de Sousa Neto
Henrique Cordeiro Martins
Edson Ricardo Barbero

Resumo

Este artigo avalia se as decisões de conselheiros de administração/consultivos são influenciadas por fatores externos e internos a suas empresas. O artigo explora se a tendência decisória dos conselheiros, medida por meio de seus valores, é influenciada por outros fatores, especificamente sua experiência profissional, as regras de governança a que estão submetidos e devem seguir e o porte das empresas em que atuam. Foi realizado um estudo quantitativo, aplicado, descritivo e correlacional. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, baseado no inventário de valores de Schwartz “ IVS (1992), aplicado a uma amostra de 121 conselheiros no país. Suas decisões são significativamente influenciadas pelos diferentes níveis de exigência externa, especialmente no conservadorismo superior, o que representa uma restrição de ações e impulsos que possam violar normas sociais bem como a aceitação das normas e tradições da sociedade. O artigo é original ao utilizar valores individuais como instrumento para mensurar, por meio de uma metodologia quantitativa que engloba um inventário de valores, as tendências decisórias dos conselheiros, principalmente por incluir a dimensão individual no processo decisório fugindo do œmainstream acadêmico sobre resultados do trabalho de grupos. A importância dos valores pessoais dos conselheiros não pode ser subestimada no que se refere à responsabilidade social corporativa e aos princípios ASG. Com o estudo dos valores humanos e sua influência nas tomadas de decisão em conselhos de administração é possível minimizar conflitos, facilitar a troca de ideias e a tomada de decisões e promover a sustentabilidade e a geração de valor organizacional, mitigando direta e indiretamente os riscos do negócio e seus impactos sociais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcello Marchiano, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo/SP, Brasil. Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP), São Paulo/SP, Brasil. MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), São Paulo/SP, Brasil. Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo/SP, Brasil.

José António de Sousa Neto, a:1:{s:5:"pt_BR";s:10:"Dom Helder";}

Doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Birmingham, Birmingham, Reino Unido. Mestre em Bancos e Finanças Internacionais – MBA pela Universidade de Birmingham. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG, Brasil. Professor e pesquisador da Escola Superior Dom Helder (DHES), Belo Horizonte/MG, Brasil. Professor da Fundação Pedro Leopoldo (FPL), Pedro Leopoldo/MG, Brasil. Professor Afiliado da Skema Business School, Belo Horizonte/MG.

Henrique Cordeiro Martins, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG, Brasil, com estágio sanduíche na Birmingham School, Birmingham, Reino Unido. Mestre em Engenharia de Produção pela UFMG. MBA Executivo em Finanças e Mercado de Capitais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Belo Horizonte/MG, Brasil. Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva (CNP), Belo Horizonte/MG, Brasil. Bacharel em Ciências pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte/MG, Brasil. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração e Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), Belo Horizonte/MG, Brasil.

Edson Ricardo Barbero, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)

Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP, Brasil. Graduado em Engenharia de Produção pela USP. Docente de Mestrado Profissional, coordenador do Centro de Empreendedorismo e professor de graduação da Fundação Escola de Comércio Ãlvares Penteado (FECAP), São Paulo/SP, Brasil. Professor de MBA da Fundação Instituto de Administração e Negócios (FIA), São Paulo/SP, Brasil.