O CONSUMIDOR VULNERÁVEL E A MAQUIAGEM VERDE NA INDÚSTRIA DA MODA THE VULNERABLE CONSUMER AND THE GREENWASHING ON THE FASHION INDUSTRY
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a vulnerabilidade do consumidor em face das técnicas de publicidade que veiculam a chamada œmaquiagem verde, visando a induzir o destinatário final de produtos e serviços à adesão de um processo produtivo supostamente sustentável, tendo em vista a contemporânea preocupação da sociedade de consumo com a temática ambiental, com enfoque teórico na indústria da moda. A problemática desta pesquisa relaciona-se com a análise da suficiência das normas no enfrentamento dessa questão intimamente relacionada com a veiculação de informações enganosas. Para tanto, são abordados aspectos do Direito pátrio e estrangeiro, com alusão às questões concorrenciais, além de tangenciar assuntos transdisciplinares, como a neurociência. Foi utilizado o método dedutivo, com abordagem qualitativa na realização da pesquisa bibliográfica. Por fim, conclui-se que, a partir da frágil regulação pela legislação consumerista brasileira, existe a necessidade de um projeto de lei para assegurar a tutela do consumidor e a defesa da concorrência em face da prática da maquiagem verde, privilegiando instrumentos de incentivo às empresas no que se refere à adoção de práticas transparentes e limpas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Veredas do Direito - Revista de Direito, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Revista Veredas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Veredas do Direito, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Veredas está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution 3.0Referências
BREWER, Mark K. Slow Fashion in a Fast Fashion World. Promoting Sustainability. Laws, v. 8, Issue 4, Dec. 2019, p.1-9.
BROWNE, Mark Anthony et al. Accumulation of microplastic on shorelines woldwide: sources and sinks. Environmental science & technology, Washington, volume 45, n. 21, p. 9175-9179.
CERCHIA, Rossela Esther; PICCOLO, Katherine. The ethical consumer and codes of ethics in the fashion industry. Laws, v. 8, Issue 4, Dec. 2019, p.1-19.
GRAPPI, Silvia; ROMANI, Simona; BARBAROSSA, Camilla. Pollution-free fashion: how consumers evaluate brands after an NGO campaign aimed at reducing toxic chemicals in the fashion industry. Cleaner Production Diary, v. 149, 2017, p. 1164-73.
GRIESE, Karl-Michael; WERNER, Kim; HOGG, Johannes. Avoiding greenwashing in event marketing: an exploration of concerts, literature and methods. Jornal of Management and Sustainability, v. 7, Issue 4, 2017, p.1-15.
HOLANDA, Fábio Campelo Conrado de; FREITAS, Ana Virgínia Porto de. Do œhomo consumericus ao ser bioético: a função social dos contratos de consumo sob o viés da proteção do meio ambiente. Revista Brasileira de Direito Animal, Salvador, v. 15, n. 1, p.68 e p.72, jan./abr. 2020.
HOLANDA, Fábio Campelo Conrado de; VIANA, Janile Lima. Indução de comportamentos (neurolaw): obsolescência programada na sociedade pós-moderna e uma reflexão sobre as relações de consumo. Revista Argumentum, Marília/SP, v.19, n.1, p.117, 2018.
LANE, Eric l. Consumer protection in the Eco-Mark Era: A preliminary survey and assessment of anti-greenwashing activity and Eco-Mark Enforcement. John Marshall Review of Intellectual Property Law. v.9, Issue 3, 2010, p.773.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p.29-39 e p. 344.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p.54-55 e p.259.
MACHADO, Paulo Afonso Leme. O princípio da precaução e o direito ambiental. Revista de Direitos Difusos, Volume 8, São Paulo: 2001, p.1081-1084.
MARQUES, Claudia Lima, Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 4. ed. São Paulo: RT, p. 675
MARTINS, Joana Darc Dias; CARMO, Valter Moura do. A relação entre o greenwashing e o consumismo para a degradação ambiental. Revista Direito do Consumidor, São Paulo: RT, ano 28, v. 124, p.35-60, jul./ago. 2019.
MIRAGEM, Bruno. Vício oculto, vida útil do produto e extensão da responsabilidade do fornecedor: comentários à decisão do Resp 984.106/SC, do STJ. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, v. 85, p. 325 et. seq., jan. 2013.
MLODINOW, Leonard. Subliminar: como o inconsciente influencia nossas vidas. Tradução de Cláudio Carina. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 29 e p.33-34.
MUNIZ, Eloá. Publicidade e sociedade de consumo. 2009. Disponível em: https://www.eloamuniz.com.br/arquivos/1188171185.pdf. Acesso em: 12 dez. 2019.
ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração de Estocolmo sobre o meio ambiente. Estocolmo. ONU, 1972. Disponível em: http//nacoesunidas.org/ação/meio-ambiente. Acesso em: 10 dez. 2019.
PFEIFFER, Roberto Augusto Castellanos. Defesa da concorrência e bem-estar do consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015, p.151.
PIEDRAS, Elisa. Publicidade, imaginário e consumo: anúncios no cotidiano feminino. 2007. Tese (Doutorado em Comunicação Social) “ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
ROCHA, Everardo. Representações do consumo: estudos sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: PUCRio; Mauad, 2006, p. 86.
SCHUDSON, Michael. Advertising, the uneasy persuasion: its dubious impact on American society. New York: BasicBooks, 1984.
SOUZA, José Fernando Vidal de. Uma abordagem crítica sobre o Greenwashing na atualidade. Revista de Direito Ambiental e Sociambientalismo, Maranhão, v. 3, n.2, p.148-172, 2017.
VARELA, D. M. et al. Estratégias de Greenwashing em Fortaleza-Ce, Brasil: Uma Análise de Rotulagens Ecológica. Revista Espacio, Caracas, v. 38, n. 39, p.29, 2017. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a17v38n39/a17v38n39p29.pdf. Acesso em: 04 dez. 2019.