DIREITOS HUMANOS E HIDRELÉTRICAS: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E ECONÔMICOS GERADOS EM RONDÔNIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Neiva Cristina de Araujo
Artur de Souza Moret

Resumo

A proliferação de hidrelétricas na Amazônia não é fenômeno recente; em Rondônia, elas se iniciaram nos anos 80 e foram impulsionadas, nos últimos anos, em razão do potencial hídrico da região. Os impactos estão sendo, aos poucos, sentidos e conhecidos pela população, seja de modo direto ou indireto; todavia, a necessidade de discussão e o processo de compreensão dos impactos e de suas proporções é cada vez maior. Assim, o artigo propõe uma discussão com base em três pontos: aspectos geográficos de Rondônia, compreensão dos processos e impactos de cada uma das hidrelétricas instaladas ou em vias de instalação no Estado (Samuel, Jirau, Santo Antônio e Tabajara) e, ao final, uma análise das compensações ambientais, bem como uma crítica aos impactos socioambientais gerados. Tais discussões são importantes não apenas do ponto de vista científico e acadêmico, mas também do ponto de vista social, por ser indispensável a compreensão da magnitude dos problemas, a fim de melhor nortear as compensações e as políticas públicas de minimização dos impactos socioambientais vivenciados pelas comunidades impactadas de modo direto ou indireto.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Neiva Cristina de Araujo, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Direito e Mestre em Direito (Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul), Doutoranda em Desenvolvimento Regional & Meio Ambiente (Unir - Universidade Federal de Rondônia). Professora do Curso de Direito na Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

 

Artur de Souza Moret, Universidade Federal de Rondôia

Graduado em Física (UFF – Universidade Federal Fluminense), Mestrado em Ensino de Ciências (USP – Universidade de São Paulo) e Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos (Unicamp – Universidade de Campinhas). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente- PGDRA, Universidade Federal de Rondônia- UNIR.