A AGRICULTURA FAMILIAR COMO INSTRUMENTO DE REALIZAÇÃO DO DIREITO AO DESENVOLVIMENTO E DA SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DE MÚLTIPLAS COMPREENSÕES
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O direito ao desenvolvimento, nos moldes atuais, pressupõe a dignidade da pessoa humana oriunda da conjugação de aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos para valorizar o indivíduo integralmente. A preocupação tem sido proporcionar ambientes de evolução garantindo direitos individuais e sociais, tais como moradia, alimentação, emprego, educação, meio ambiente equilibrado, entre outros. A partir dessas considerações, este estudo busca refletir os conceitos de direito ao desenvolvimento, valendo-se da interdisciplinaridade entre a Sociologia, a Geografia, o Direito e a Economia. Além disso, evidencia a relação entre sustentabilidade e desenvolvimento, colocando em foco o desenvolvimento rural. Por fim, apresenta a agricultura familiar e estabelece panoramas junto ao direito ao desenvolvimento, trazendo para o centro da discussão os atores sociais ali inseridos e a contribuição deles para a sociedade. Este artigo se justifica na necessidade de promover a agricultura familiar como instrumento do direito ao desenvolvimento e da sustentabilidade para que o Estado conceda maiores incentivos em todos os aspectos. O método escolhido foi o hipotético-dedutivo, com utilização de recursos bibliográficos e documentais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Veredas do Direito - Revista de Direito, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Revista Veredas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Veredas do Direito, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Veredas está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution 3.0