A ECONOMIA DA LOCALIZAÇÃO E DO ESPAÇO: URBANIZAÇÃO NO SUL DA ÁSIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jose Noronha Rodrigues
Sumanta Bhattacharya
Dora Cristina Ribeiro Cabete de Noronha Rodrigues

Resumo

Este artigo analisa os efeitos da economia da localização e do espaço, em particular, a urbanização no Sul da Ásia. O potencial da urbanização é utilizado como termo comparativo para integrar as nações mais prósperas, industrializadas e com melhor padrão de vida. O objetivo é demonstrar o impacto da urbanização, das mudanças climáticas e da biodiversidade urbana na sustentabilidade, assim como suas consequências nos subúrbios e periferias das grandes cidades. Os objetivos do desenvolvimento urbano sustentável e da economia verde são semelhantes, razão pela qual a rápida urbanização que ocorre no Sul da Ásia trouxe à tona a importância das infraestruturas verdes urbanas e da economia verde no que se refere à promoção da sustentabilidade em longo prazo e à resolução de problemas ambientais, sociais e econômicos. A pesquisa baseia-se em levantamento bibliográfico e documental, além de algumas disposições normativas. Conclui-se que é fundamental planejar as cidades e construir comunidades sustentáveis, de modo a minimizar o impacto da urbanização na sustentabilidade ambiental, social, econômico-financeira e, em particular, na qualidade de vida das populações.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jose Noronha Rodrigues, a:1:{s:5:"pt_BR";s:25:"Universidade dos Açores ";}

Doutor em Direito cum laude pela Universidad de Santiago de Compostela (USC), Compostela, Espanha. Equivalência reconhecida do diploma de Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL/UL), Lisboa, Portugal. DEA em Direito da União Europeia pela USC. Mestrado em Relações Internacionais (2004) pela Universidade dos Açores (UAc), Ponta Delgada, Portugal. Professor da Faculdade de Economia e Gestão da UAc e Investigador integrado do CEDIS.

Sumanta Bhattacharya, Maulana Abul Kalam Azad University of Technology (MAKAUT)

Doutorando bolsista na Asian International University (AIU), Imphal West, Índia. Mestre (M.Tech) em Tecnologia Têxtil pela Government College of Engineering and Textile Technology (GCETTS), Serampore, Índia. Mestrado (MA) em Estudos de Desenvolvimento pela Indira Gandhi National Open University (IGNOU), Nova Delhi, Índia. Mestre em Ciências Ambientais pela Himalayan Garhwal University (HGU), Himachal Pradesh, Índia. Mestre (MA) em Direito de Segurança e Defesa pela NALSAR University of Law, Hyderabad, Índia. Mestre (MA) em Economia pela Gyan Vihar University, Jaipur, Índia. Professor Pesquisador na Maulana Abul Kalam Azad University of Technology (MAKAUT), Calcutá, Índia.

Dora Cristina Ribeiro Cabete de Noronha Rodrigues, Universidade dos Açores (UAC)

Doutora em Ciências Econômicas Empresariais – especialização em Economia – pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores (UAc), Ponta Delgada, Portugal. Doutoranda em Direito pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), Lisboa, Portugal. Mestre e pós-graduada em Ciências Sociais e Licenciada em Sociologia pela UAc. Licenciada em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), Lisboa, Portugal e Investigadora do CEDIS.