O FIM DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ADEQUADAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ruan Didier Bruzaca
Danielle Christine Barros Nogueira

Resumo

Diante da relevância do tema do direito à alimentação e à nutrição adequadas, busca-se, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, compreender sua complexidade e seu enquadramento como direito humano fundamental, conforme uma perspectiva crítica, plural e contra-hegemônica. A relevância do tema reside no estado grave de insegurança alimentar que permeia, em especial, a realidade brasileira, necessitando compreender a complexidade do conceito do direito à alimentação e à nutrição adequadas, suas prescrições normativas e a soberania alimentar. O objetivo geral é compreender crítica e contra-hegemonicamente o direito humano à alimentação e à nutrição adequadas. Os objetivos específicos são investigar: (1) os fundamentos do direito humano à alimentação e à nutrição adequadas; (2) as previsões normativas garantidoras do direito em estudo; e (3) a leitura crítica dos direitos humanos e sua relação com o direito à alimentação e à nutrição adequadas. Quanto à metodologia, utiliza-se pesquisa bibliográfica e documental, partindo do materialismo histórico dialético e da teoria crítica dos direitos humanos. Conclui-se que a efetividade dos direitos humanos à alimentação e à nutrição adequadas passa pela soberania alimentar, no sentido de proporcionar não apenas o alimento, mas a alimentação culturalmente adequada à singularidade da população que se está tratando, conforme uma visão crítica desse direito como direito humano.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ruan Didier Bruzaca, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil, com período sanduíche na Universitá Degli Studi di Firenze (UNIFI), Florença, Itália. Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís/MA, Brasil. Professor e coordenador do Curso de Direito da UFMA, São Luís/MA. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (PPGPP/UFMA), São Luís/MA. Advogado.

Danielle Christine Barros Nogueira, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutoranda em Políticas Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (PPGPP/UFMA), São Luís/MA, Brasil. Mestre em Políticas Públicas pelo PPGPP/UFMA, São Luís/MA. Especialista em Ciências Penais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão/SC Brasil. Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA), São Luís/MA, Brasil. Professora do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Bacabal/MA, Brasil. Advogada.