O FIM DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ADEQUADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18623/rvd.v20.2554

Resumo

Diante da relevância do tema do direito à alimentação e à nutrição adequadas, busca-se, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, compreender sua complexidade e seu enquadramento como direito humano fundamental, conforme uma perspectiva crítica, plural e contra-hegemônica. A relevância do tema reside no estado grave de insegurança alimentar que permeia, em especial, a realidade brasileira, necessitando compreender a complexidade do conceito do direito à alimentação e à nutrição adequadas, suas prescrições normativas e a soberania alimentar. O objetivo geral é compreender crítica e contra-hegemonicamente o direito humano à alimentação e à nutrição adequadas. Os objetivos específicos são investigar: (1) os fundamentos do direito humano à alimentação e à nutrição adequadas; (2) as previsões normativas garantidoras do direito em estudo; e (3) a leitura crítica dos direitos humanos e sua relação com o direito à alimentação e à nutrição adequadas. Quanto à metodologia, utiliza-se pesquisa bibliográfica e documental, partindo do materialismo histórico dialético e da teoria crítica dos direitos humanos. Conclui-se que a efetividade dos direitos humanos à alimentação e à nutrição adequadas passa pela soberania alimentar, no sentido de proporcionar não apenas o alimento, mas a alimentação culturalmente adequada à singularidade da população que se está tratando, conforme uma visão crítica desse direito como direito humano.

Biografia do Autor

Ruan Didier Bruzaca, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil, com período sanduíche na Universitá Degli Studi di Firenze (UNIFI), Florença, Itália. Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís/MA, Brasil. Professor e coordenador do Curso de Direito da UFMA, São Luís/MA. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (PPGPP/UFMA), São Luís/MA. Advogado.

Danielle Christine Barros Nogueira, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutoranda em Políticas Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (PPGPP/UFMA), São Luís/MA, Brasil. Mestre em Políticas Públicas pelo PPGPP/UFMA, São Luís/MA. Especialista em Ciências Penais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão/SC Brasil. Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA), São Luís/MA, Brasil. Professora do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Bacabal/MA, Brasil. Advogada.

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Bruzaca, R. D., & Barros Nogueira, D. C. (2023). O FIM DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ADEQUADAS. Veredas Do Direito , 20, e202554. https://doi.org/10.18623/rvd.v20.2554