OS DESAFIOS DO DIREITO AMBIENTAL NO LIMIAR DO SÉCULO XXI DIANTE DA INEFICÁCIA DO SISTEMA JURÍDICO AMBIENTAL BRASILEIRO

Authors

  • Rodrigo Zouain Silva Instituto Federal Minas Gerais - IFMG

DOI:

https://doi.org/10.18623/rvd.v9i18.238

Keywords:

Direito Ambiental, Ineficácia da tutela ambiental brasileira, Princípios do direito ambiental

Abstract

A questão ambiental ganhou nas últimas cinco décadas uma repercussão internacional devido à sua relevância. A natureza foi explorada durante séculos através de uma racionalidade destrutiva. O homem finalmente teve consciência do seu dever de minimizar os impactos causados por seus antepassados e evitar que eles continuem a ocorrerem. A possibilidade de uma vida para as futuras gerações depende de forma decisiva, de alterações da cultura humana atual e de uma consciência ambiental, atreladas a uma prática sócio-ambiental por parte dos cidadãos. Inúmeros são os desafios da ciência moderna, em especial do direito e do direito ambiental no limiar do século XXI, diante da ineficácia do sistema ambiental legal brasileiro. Atualmente é imprescindível uma análise das questões que criam obstáculos para uma efetiva e eficaz tutela do meio ambiente. Superar estes desafios e tutelar o meio ambiente não se trata de uma questão moral, mas sim de uma questão ética, pois disto dependem infinitos seres dotados de vida, seja ela humana, animal ou vegetal e da existência do planeta Terra.

 

Author Biography

Rodrigo Zouain Silva, Instituto Federal Minas Gerais - IFMG

Especialista em Direito Público pela UCAM (2010), Graduado em Direito pela PUCMinas (2007)  e Graduado em Geografia pela UFMG (1999), atualmente é professor de Direito e Ética no Instituto Federal  Minas Gerais - IFMG.

Published

2013-03-31

How to Cite

Silva, R. Z. (2013). OS DESAFIOS DO DIREITO AMBIENTAL NO LIMIAR DO SÉCULO XXI DIANTE DA INEFICÁCIA DO SISTEMA JURÍDICO AMBIENTAL BRASILEIRO. Veredas Do Direito, 9(18), 57. https://doi.org/10.18623/rvd.v9i18.238