RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS E DIREITOS HUMANOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fábio da Silva Veiga
Isabela Domingos

Resumo

Este artigo tem como objetivo o estudo da responsabilidade social corporativa em relação aos direitos humanos dos stakeholders. Examina a relação entre o direito público e o privado e o que tem sido feito para que as transações empresariais protejam os interesses dos stakeholders, em particular, os direitos humanos. Utilizando o método hipotético-dedutivo e a pesquisa bibliográfica, são analisados os pactos internacionais e a legislação interna, demonstrando-se que há um movimento na comunidade internacional que visa regulamentar o tema, caminhando para a criação de um instrumento internacional que vincule as operações transnacionais aos direitos humanos, visto que alguns países, recentemente, tomaram iniciativas internas para tornar sua aplicação e proteção mais eficazes, visando agregar valores e princípios universais à responsabilidade corporativa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fábio da Silva Veiga, Universidade Lusófona

Doutor em Direito Comercial pela Universidade de Vigo, Espanha. Professor de Direito Comercial na Universidade Lusófona, Porto, Portugal. Presidente do Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos (IBEROJUR), Portugal.

Isabela Domingos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC, Brasil. Mestre em Direito Económico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba/PR, Brasil. Integrante do Grupo de Direito Público CNPQ/UFSC e do Grupo de Direitos Humanos da Tributação (CNPQ/UFSC).