O CONTROLE PÚBLICO DESDE A DIMENSÃO AMBIENTAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alcides Antunez Sánchez
Lucas Guanoquiza Tello

Resumo

Os avanços na política ambiental e gestão ambiental nas organizações empresariais permitiram a articulação de estratégias de conservação e uso dos recursos naturais e do meio ambiente como paradigma. Esses avanços abrangeram o desenvolvimento normativo desde o texto constitucional até as questões civis, administrativas e tributárias para sua proteção, onde os direitos ambientais e a participação cidadã são estabelecidos para alcançar o desenvolvimento sustentável. Uma análise da auditoria ambiental é executada entre instrumentos de mercado e de comércio, vinculados ao controle público. Por estas razões, o objetivo do artigo é analisar os elementos que compõem a instituição jurídica da auditoria ambiental, a partir da leitura da doutrina e da norma, da dogmatica juridica com uma análise lógica de como surgiu, porque surgiu e para que surgiu, dos órgãos jurídicos legais que o estabelecem, suas fronteiras com outros saberes e ciência.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alcides Antunez Sánchez, Universidad de Granma

Licenciado en Derecho. Máster en Asesoría Jurídica por la Facultad de Derecho de la Universidad de Oriente. Profesor Auxiliar Derecho Ambiental e Internacional. Departamento de Derecho. Facultad de Ciencias Económicas y Sociales. Universidad de Granma. República de Cuba.

Lucas Guanoquiza Tello, Universidad Técnica de Cotopaxi

Licenciado en Ciencias Públicas y Sociales. Doctor en Jurisprudencia y Abogado de los Tribunales y Juzgados de la República. Profesor contratado Universidad Técnica de Cotopaxi. Asesor Jurídico del Colegio de Ingenieros Civiles de Cotopaxi. Ecuador.