DIREITOS HUMANOS E DIREITOS DA NATUREZA: DESAFIOS PARA O SISTEMA JURÍDICO, PARA O ESTADO E PARA A SOCIEDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

João Batista Moreira Pinto
Mariza Rios
Fernando González Botija

Resumo

Diversas são as contradições que se evidenciam com a crise ambiental e civilizatória. Nesse contexto, a luta pelos direitos humanos e pelo reconhecimento dos direitos da natureza, nomeadamente na América Latina, ganham destaque nos campos político, socioambiental e acadêmico. Este texto tem como objetivo geral analisar o processo sócio-histórico de constituição e de efetivação dos direitos humanos e dos direitos da natureza na América Latina. Os objetivos específicos são: evidenciar aspectos desse processo sócio-histórico e aprofundar sobre os desafios do Estado e da sociedade civil para a efetivação desses direitos. Por isso, duas hipóteses nortearam este trabalho: (a) a realidade de contradições ambientais, de obstáculos à efetividade dos direitos humanos e de dificuldades para o reconhecimento dos direitos da natureza estão relacionados à visão antropocêntrica; e (b) a resistência ao antropocentrismo marca as novas perspectivas e campos de luta em prol dos direitos humanos e dos direitos da natureza na América Latina. Em termos metodológicos utilizaram-se os métodos bibliográfico e documental. Concluiu-se destacando o florescimento de novas perspectivas constitucionais e hermenêuticas em prol dos direitos humanos e dos direitos da natureza.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Batista Moreira Pinto, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Pós-Doutor e Doutor em Direito pela Université de Paris X – Nanterre, França. Mestre em Filosofia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC, Brasil. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG, Brasil. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Belo Horizonte/MG, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC), Belo Horizonte/MG, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa “Direitos Humanos como projeto político de sociedade”.

Mariza Rios, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Doutora em Direito pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), Madri, Espanha. Mestra em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF, Brasil. Professora de Direitos Humanos e Políticas Públicas e do Mestrado e Doutorado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC), Belo Horizonte/MG, Brasil. Advogada. Líder do GP PPGD “Direitos da Natureza, Racionalidade Ambiental e Educação Ecológica”. Associada ao grupo “Global Law comparative group: Economics, Biocentrism innovation and Governance in the Anthropocene World”.

Fernando González Botija, Universidad Complutense de Madrid (UCM)

Doutor em Direito pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), Madri, Espanha. Professor do Departamento de Direito Administrativo e dos Estudos de Pós-Graduação em Meio Ambiente da UCM.