IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DO DIREITO AMBIENTAL NO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vladimir Passos de Freitas
Natália Bortoluzzi Balzan

Resumo


Com base em análise de temas específicos, este artigo busca retratar alguns dos impactos socioeconômicos relevantes ocasionados pelo Direito Ambiental no Brasil. Para isso, faz-se inicialmente uma delimitação da disciplina Direito Ambiental e de seus instrumentos de efetivação, retratando as cinco fases da matéria. Em seguida, exploram-se os impactos sociais decorrentes da constitucionalização do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e dos instrumentos voltados ao desenvolvimento da infraestrutura básica no Brasil. Em especial, retratam-se questões como a previsão do direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado na Constituição Federal de 1988 e o impacto do Direito Ambiental na infraestrutura básica no Brasil. Com relação aos impactos econômicos, examinam-se os custos da proteção do meio ambiente, a transformação dos recursos naturais em ativos econômicos e as mudanças no modelo de consumo. Este artigo se vale da análise de normas e instrumentos, bem como de dados oficiais e mercadológicos, para concluir que o Direito Ambiental tem protagonismo na promoção de impactos positivos na sociedade, na economia e no meio ambiente.


##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vladimir Passos de Freitas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Pós-doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP, Brasil. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR, Brasil. Professor de Direito Ambiental da graduação e da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba/PR, Brasil.

Natália Bortoluzzi Balzan, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Mestre (LL.M) em Energy and Environmental Law pela University of Connecticut (UCONN), Storrs, Estados Unidos. Mestranda em Direito Socioambiental e Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba/PR, Brasil. Especialista em Direito Ambiental pela PUC-PR. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, Curitiba/PR, Brasil. Graduada em Direito pela PUC-PR, com passagem pela Università Degli Studi di Padova, Padova, Itália. Advogada.