SUSTENTABILIDADE E ESG: O CONSUMO SUSTENTÁVEL NO CENÁRIO NEOLIBERAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alessandra Vanessa Teixeira
Liton Lanes Pilau Sobrinho
Talissa Truccolo Reato

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar se a sustentabilidade corporativa, utilizando-se da ESG, no sistema capitalista neoliberal vigente, pode contribuir para práticas realmente sustentáveis e para um consumo sustentável. Para isso, explana-se acerca do tripé da sustentabilidade e sua influência no setor corporativo, por meio do Triple Bottom Line e da ESG. Analisa-se o sistema capitalista neoliberal vigente e a crise civilizatória dele decorrente. Por fim, busca-se verificar se o consumo sustentável, impulsionado pelo setor corporativo por meio da ESG, pode ser uma alternativa à crise civilizatória emergente do sistema capitalista neoliberal. Utiliza-se o método indutivo, sendo acionadas as técnicas do referente, da categoria, dos conceitos operacionais e da pesquisa bibliográfica. Entende-se que a sustentabilidade cria vantagens competitivas, melhora a reputação da empresa e fortalece os relacionamentos com interessados, mas, por outro lado, não se pode ignorar que, por vezes, o mercado pode se aproveitar das situações de cuidado ambiental para apenas impulsionar cada vez mais seus ensejos capitalistas. A sustentabilidade corporativa, por meio da ESG, é uma forma importante de contribuir para mitigar os impactos ambientais nocivos para a sobrevivência da humanidade, contribuindo na promoção do consumo sustentável.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alessandra Vanessa Teixeira, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo/RS, Brasil. Doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí/SC, Brasil. Mestra em Direito pela UPF. Especialista em Direito Público pela Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo/RS, Brasil. Bacharela em Direito pela UPF. Advogada.

Liton Lanes Pilau Sobrinho, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Pós-doutor em Direito pela Universidad de Sevilla (US), Sevilha, Espanha. Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo/RS, Brasil. Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul/RS, Brasil. Bacharel em Direito pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Cruz Alta/RS, Brasil. Professor e Coordenador do Programa Stricto Sensu (Mestrado em Direito) da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo/RS, Brasil, e coordenador do Balcão do Consumidor. Professor do Programa Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Ciência Jurídicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí/SC, Brasil.

Talissa Truccolo Reato, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Pós-doutoranda no PPGCTA da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó/SC, Brasil. Doutora em Direito pelo PPGDir da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS, Brasil. Mestra em Direito pelo PPGD da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo/RS, Brasil. Realizou estância de pesquisa (atividades docentes e investigatórias) na Faculdade de Direito da Universidad de Sevilla (US), Sevilha, Espanha. Especialista em Direito Processual pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Erechim/RS, Brasil. Graduada em Direito pela URI. Professora do Curso de Direito da UPF. Professora do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito da UCS. Advogada.