SOCIEDADE PÓS-MODERNA, CONSUMO SUSTENTÁVEL E ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS A BUSCA INCOMPLETA POR SOLIDARIEDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lívia Gaigher Bósio Campello
Janine Rodrigues de Oliveira Trindade

Resumo

Dada a importância de manter os níveis de consumo dentro da capacidade de carga do meio ambiente e dos limites naturais para o crescimento, este artigo examina as interconexões entre a sociedade pós-moderna, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o consumo sustentável. Ao longo do texto são analisadas as principais características da sociedade pós-moderna e sua relação com o problema da insustentabilidade. Admite-se como fundo o processo histórico de luta da ONU por uma comunidade global sustentável, baseado em dados de desigualdades sociais e sobre o impacto humano nos ecossistemas. O artigo destaca a necessidade de uma governança global forte, aliada à mudança de hábitos da sociedade e ao uso de práticas de economia solidária para auxiliar na efetivação do direito-dever ao consumo sustentável. A pesquisa é qualitativa, exploratória, descritiva e dedutiva O procedimento metodológico é bibliográfico e documental.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lívia Gaigher Bósio Campello, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutorado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP, Brasil. Doutora em Direito das Relações Econômicas e Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo/SP, Brasil. Mestra em Políticas Públicas e Processo pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil. Graduada em Direito Pela Universidade Vila Velha (UVV), Vila Velha/ES, Brasil. Coordenadora da Especialização em Direito e Desenvolvimento Sustentável da Faculdade de Direito Prof. Nelson Trad da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FADIR/UFMS), Campo Grande/MS, Brasil.

Janine Rodrigues de Oliveira Trindade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito Prof. Nelson Trad, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FADIR/UFMS), Campo Grande/MS, Brasil. Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera (UNIDERP), Campo Grande/MS, Brasil. Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande/MS, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Global (UFMS/CNPq). Juíza do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS), Campo Grande/MS, Brasil.