O MODELO DE PRODUÇÃO FAST FASHION NA ÓTICA DA SUSTENTABILIDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabel Christine Silva de Gregori
Jackeline Prestes Maier

Resumo

A indústria da moda é uma das atividades econômicas com maior influência cultural, social e ambiental. Sendo um tema relevante sob a ótica da sustentabilidade, suscita-se o seguinte problema de pesquisa: considerando o modelo de produção fast fashion, é possível afirmar que, no Brasil, essa prática é responsável por incentivar o consumo excessivo de produtos e serviços relacionados ao ramo da moda, afetando diretamente o direito à sustentabilidade? O objetivo da pesquisa é analisar de que maneira o modelo de produção fast fashion incentiva o consumo excessivo de produtos e serviços relacionados ao ramo da moda no Brasil, afetando diretamente o direito à sustentabilidade. A pesquisa empregou o método de abordagem dedutivo e de procedimento monográfico, a partir da técnica de pesquisa bibliográfica. Conclui-se que o modelo de produção fast fashion é um construto da sociedade de consumo e que a sustentabilidade na indústria da moda não é rápida ou linear, mas pode ocorrer por meio da mudança de aspectos da cadeia de produção, com a adoção de um novo modelo conceitual.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Isabel Christine Silva de Gregori, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul/RS, Brasil. Mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu UFSM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direitos da Sociobiodiversidade (GPDS). Líder do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade.

Jackeline Prestes Maier, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestra em Direitos Emergentes na Sociedade Global pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS, Brasil. Especialista em Direito Processual Civil e Direito Digital pelo Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), Recife/PE, Brasil. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), Santa Maria/RS, Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Direito Informacional (NUDI/UFSM).