CONTRIBUIÇÕES DA BIOFILIA PARA A O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elisaide Trevisam
Suziane Cristina Silva de Oliveira

Resumo

Abordando a aplicação da biofilia em áreas urbanas, este artigo tem como objetivo analisar a eficácia de sua implementação para promover o desenvolvimento sustentável em suas três principais dimensões: ambiental, econômica e social. O estudo propõe três objetivos específicos. Inicialmente, buscar-se-á evidenciar a conexão intrínseca entre os seres humanos e a natureza, examinando como essa relação se desenvolveu ao longo do tempo e como o conceito biofílico a reafirma como núcleo fundamental. Em seguida, analisar-se-á como a Agenda 2030, um compromisso global para o desenvolvimento sustentável, se relaciona com os princípios biofílicos, e verificar se a legislação brasileira está contribuindo para integrar esses princípios na vida urbana do país. Por fim, este artigo buscará investigar e compreender como as diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável se conectam aos princípios biofílicos e seus impactos no bem-estar nas áreas urbanas, especialmente na realização da meta 11.7 da referida Agenda. Considerando a biofilia um dos princípios orientadores do desenvolvimento sustentável, conclui-se que, quando aplicada em áreas urbanas, trata-se de uma concepção principiológica capaz de conciliar o progresso urbano e as relações humanas com a natureza, proporcionando um aumento no bem-estar dos indivíduos e contribuindo para a expansão das áreas verdes no espaço citadino, além de colaborar com os preceitos sustentáveis. A contribuição deste estudo reside na necessidade de estabelecer um novo paradigma para a relação humana com o meio ambiente por meio de um desenvolvimento que promova uma interação harmônica com a natureza. Para alcançar o escopo pretendido, esta pesquisa empregou o método hipotético-dedutivo, partindo do conceito da biofilia para analisar se seus princípios e diretrizes podem inspirar ações sustentáveis, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elisaide Trevisam, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo/SP, Brasil. Mestre em Direitos Humanos pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO), Osasco/SP, Brasil. Especialista em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista pela UNIFIEO. Professora do PPGD da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS, Brasil.

Suziane Cristina Silva de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS, Brasil. Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande/MS, Brasil. Professora do Curso de Direito da UFMS. Advogada.