DECRESCIMENTO ECONÔMICO COMO ALTERNATIVA AO RISCO ECOLÓGICO GLOBAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18623/rvd.v20.2110

Resumo

A recente crise sanitária global causada pelo novo coronavírus (Covid-19) revela-se como uma crise ecológica. Isso se deve, em última instância, ao efeito colateral do risco ambiental global reflexivo. Busca-se, neste artigo, analisar a conexão entre os fenômenos de pandemia, do risco ecológico na modernidade e da teoria do decrescimento. Alternativamente ao desenvolvimento (in)sustentável, busca-se propor o decrescimento como estratégia econômica, social e ambientalmente sustentável, que permite uma maior resiliência aos riscos ecológicos ou, ainda, a supressão de suas causas. A problemática de pesquisa envolve como é possível pensar em sustentabilidade ambiental num sistema de desenvolvimento atrelado ao crescimento econômico. Conclui-se que será provável o surgimento e disseminação de novas espécies zoonóticas caso não haja uma reavaliação do atual padrão da economia humana. Isso se deve à manutenção da lógica de crescimento econômico que, inserida na concepção de desenvolvimento sustentável, faz que a sustentabilidade ambiental seja fagocitada pela economia. Para elaboração do texto, adotou-se o método indutivo como metodologia de pesquisa e a pesquisa documental bibliográfica como técnica de pesquisa.

Biografia do Autor

Felipe Franz Wienke, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS, Brasil. Especialista em Direito Ambiental pela UFPEL. Especialista em Democracia, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG, Brasil. Professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande/RS, Brasil. Professor convidado da Université Rennes 1, Rennes, França.

Isabela Peixer Galm Bernardes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande/RS, Brasil. Graduada em Direito pela FURG. Advogada.

 

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Franz Wienke, F., & Peixer Galm Bernardes, I. (2023). DECRESCIMENTO ECONÔMICO COMO ALTERNATIVA AO RISCO ECOLÓGICO GLOBAL. Veredas Do Direito , 20, e202110. https://doi.org/10.18623/rvd.v20.2110