O PAPEL DO GÊNERO NA MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM CABO VERDE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pedro Andrade Matos
Gisseila Andrea Ferreira Garcia
Mirtes Aparecida dos Santos

Resumo

O tema deste trabalho refere-se à contribuição de gênero na mitigação e adaptação às mudanças climáticas em Cabo Verde. Partindo da seguinte questão: de que maneira a igualdade de gênero contribui na eficácia das estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em Cabo Verde? Entende-se que a promoção da igualdade de gênero pode levar a uma maior eficácia das estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em Cabo Verde, uma vez que mulheres e homens têm diferentes papéis e responsabilidades em relação ao meio ambiente e suas necessidades. Perspectivas devem ser consideradas para enfrentar os desafios climáticos. A metodologia utilizada inclui a revisão bibliográfica, a partir da Teoria da Justiça Ambiental de Gênero, além de documentos e legislações nacionais e internacionais sobre gênero e mudanças climáticas. Concluiu-se que as relações de gênero devem ser incluídas como questões transversais no debate dos impactos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Para tal, o artigo apresenta algumas recomendações políticas em relação à igualdade de gênero e mudanças climáticas no contexto cabo-verdiano.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Pedro Andrade Matos, Universidade de Santiago (US)

Pós-Doutor em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Dom Helder Escola Superior (DHES), Belo Horizonte/MG, Brasil. Doutor em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS), Belo Horizonte/MG, Brasil. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG, Brasil. Graduado em Relações Internacionais pela PUC-MINAS, Belo Horizonte/MG, Brasil. Professor na graduação e na pós-graduação da Universidade de Santiago (US), Assomada, Cabo Verde. Membro do Centro de Estudos Afro-Brasileiros da DHES.

Gisseila Andrea Ferreira Garcia, Universidade de Santiago (US)

Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG, Brasil. Mestra em Saúde Pública pela Universidade de Coimbra (UC), Coimbra, Portugal. Especialista em Gestão e Economia da Saúde pela Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), Santiago, Cabo Verde. Graduada em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP, Brasil. Docente e pesquisadora, em nível de Graduação e Pós-Graduação, na Universidade de Santiago (US), Assomada, Cabo Verde, e UNI-CV.

Mirtes Aparecida dos Santos, Universidade de Santiago (US)

Mestra em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ, Brasil. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES, Brasil. Graduada em Direito pela Faculdade Batista de Vitória (FABAVI), Vitória/ES, Brasil. Professora do Departamento de Direito da Universidade de Santiago (US), Assomada, Cabo Verde.