A DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DO ESTADO DE DIREITO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Paula Maciel Costa Kalil
Heline Sivini Ferreira

Resumo

A sociedade mundial tem vivenciado profundas e significativas mudanças, que têm ensejado questionamentos radicais e múltiplas redefinições. Está-se diante de uma crise paradigmática. À vista desses fenômenos, o presente artigo propõe-se a abordar a progressiva relevância da temática socioambiental a partir das lentes da teoria dos direitos fundamentais na formatação do projeto jurídico-constitucional hodierno, insculpido da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 - CRFB/88. Com base na pesquisa bibliográfica, demonstra-se, por indução, que a complexidade dos problemas ambientais enfrentados e as novas reivindicações das sociedades na conjugação dos direitos de primeira, segunda e terceira dimensões, particularmente pela ênfase conferida à proteção do macrobem ambiental, consagraram o direito a um meio ambiente equilibrado como direito humano e fundamental. A emergência dessa consciência, conjugada com o respeito à dignidade da pessoa humana, enseja a preocupação com um comportamento ético e socioambientalmente responsável. Nessa perspectiva, conclui-se que a situação passa a exigir uma profunda mudança no standard atual de Estado, que seja condizente com essa preocupação, qualificando-o de Estado Socioambiental de Direito.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Paula Maciel Costa Kalil, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

Doutoranda e Mestre em Direito Econômico e Socioambiental da PUC/PR . Pesquisadora no Projeto de Pesquisa: "Modelos de gestão e governança na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – uma proposta de arranjos institucionais necessários à integração regional", coordenado pelo Prof. Dr. José Querino Tavares Neto, com fomento do EDITAL PRÓINTEGRAÇÃO nº. 055/2013 da CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Direito A Ambiental na Sociedade de Risco, liderado pelo Prof. Dr. José Rubens Morato Leite da UFSC. Associada do Instituto "O Direito por um Planeta Verde". Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/PR. Professora orientadora nos cursos de PósGraduação
em Direito Ambiental e em Economia e Meio Ambiente da UFPR. Advogada. Vencedora do IV Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva na categoria Mestre, promovido pelo Instituto "O Direito por um Planeta Verde". Autora do livro: Política Nacional de Resíduos Sólidos: o direito dos novos tempos.

Heline Sivini Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

Professora Adjunta do Curso de Graduação e do Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo realizado seu estágio de doutoramento no Centre for Environmental Law da Macquarie University, em Sidney, Austrália; Diretora de Assuntos Internacionais do Instituto O Direito por um Planeta Verde; Coordenadora Regional da Associação dos Professores de Direito Ambienal do Brasil (APRODAB/Sul); Membro da Comission on Envaironmental Law da International Union for Conservation of Nature (IUCN). Autora e organizadora de vários artigos e livros.