LETRAMENTO ECOLÓGICO NA BNCC: A LINGUAGEM COMO MEDIAÇÃO ENTRE O DIREITO AMBIENTAL E OS DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.18623/rvd.v22.n4.3664Keywords:
Base Nacional Comum Curricular, Direito Ambiental, Educação Ambiental, LetramentoAbstract
As discussões sobre Letramento Ecológico (LE) têm ganhado corpo nos últimos anos. Muito dessa evolução se deve à ascensão dos Direitos Humanos (DH), em razão da sua tentativa de vozeamento de minorias diversas. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar referências ao LE no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir da associação entre DH e Direito Ambiental (DA). A fundamentação teórica está alojada no campo interdisciplinar dos estudos sobre letramento, especialmente no que compete ao LE, bem como ao Letramento Social (LS). A metodologia é do tipo documental, tomando como documento investigado a BNCC. A abordagem é qualitativa e a técnica utilizada foi a análise de conteúdo. Os dados revelam a presença do LE na BNCC de maneira implícita e transversal, uma vez que a terminologia não é diretamente utilizada. No entanto, a integração entre as práticas de letramento e os DH e DA ainda se mostra fragmentada no referido documento.
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