O DIREITO DE ACESSO À ÁGUA POR ESFORÇOS DE GOVERNANÇA NAS AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS: UMA ANÁLISE COM BASE NO EXEMPLO DO DISTRITO FEDERAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gabriela Garcia B. Lima Moraes
Bárbara Borges Carvalho Piauilino

Resumo

Este artigo aborda o direito de acesso à água no contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus e se propõe a identificar a garantia do acesso à água como mecanismo de prevenção contra a Covid-19, por uma análise de algumas das ações de política pública no Distrito Federal. Busca-se, ainda, analisar, diante da eventual lacuna governamental de garantia do acesso à água, a existência de iniciativas privadas no Distrito Federal, em um contexto de governança. Utilizou-se tanto o método de pesquisa quantitativo, por meio da coleta e análise de dados, quanto o qualitativo, mediante revisão normativa e bibliográfica. A partir do estudo realizado, foi possível perceber que o abastecimento de água no Distrito Federal se dá de maneira desigual entre as regiões administrativas, apontando para menor percentual de abastecimento na periferia. Diante da crise sanitária enfrentada, o acesso à água ressaltou a relevância desse direito como garantidor da vida. Frente à lacuna governamental, destacou-se a atuação da sociedade civil e de instituições não governamentais no enfrentamento ao novo coronavírus nas regiões do DF que carecem de acesso à água, sendo possível observar uma preocupação em prol das pessoas mais vulneráveis no contexto da pandemia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriela Garcia B. Lima Moraes, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Direito pela Universidade de Aix-Marseille, Marselha, França, e pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), Brasília/DF, Brasil; em regime de cotutela com bolsa CAPES. Mestra em Direito pelo CEUB, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Relações Internacionais da França. Especialista em Direito Internacional Ambiental pelo United Nations Institute for Training and Research/United Nations Environment Programme (UNITAR-UNEP), Genebra, Suíça, em parceria com o CEUB. Bacharela em Direito pelo CEUB. Professora adjunta de Direito, em regime de dedicação exclusiva da Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF, Brasil.

Bárbara Borges Carvalho Piauilino, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharela em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF, Brasil. Assistente jurídico na Consultoria Jurídica do Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças do Clima (Conjur/MMA), Brasília/DF, Brasil.