Pachamama e o Direito à Vida: Uma Reflexão na Perspectiva do Novo Constitucionalismo Latino Americano

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Zelma Tomaz Tolentino
Liziane Paixão S. Oliveira

Resumo

O artigo traz uma reflexão sobre a Pachamama como instrumento para garantia do direito à vida, na nova sistemática constitucional latina americana.As Constituições do Equador, da Bolívia são instrumentos que viabilizam a sustentabilidade plural, que reconhecem a natureza como sujeito de direito, o multiculturalismo, o plurinacionalismo, conferindo-lhes direitos até então relegados. A Constituição do Brasil busca pela integração dos povos indígenas e quilombolas, porém impasses legais impedem a aplicação desses direitos, a exemplo do acesso à terra e o exercício da proteçãoao meio ambiente como comunidade tradicional. Por fim, conclui-se que a proteção dada à Pachamama promove o equilíbrio, a sobrevivência das espécies e da vida humana. Na elaboração do artigo utilizou-se o método descritivo/qualitativo, mediante pesquisa bibliográfica, utilizando-se fontes primárias e secundárias.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Zelma Tomaz Tolentino, Universidade Tiradentes

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes – UNIT.Bolsista da CAPES/UNIT. Pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes/RJ – UCAM, em Direito Tributário; Pós-Graduada em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Estácio de Sá/RJ; Consultora Jurídica; Advogada; Bacharela em Direito pela Universidade Tiradentes; zelma.advogada@gmail.com

Liziane Paixão S. Oliveira, Universidade Tiradentes

Doutora em Direito Internacional pela Université d’Aix-Marseille III, Mestre em Direito pela UnB, Professora no Programa de Mestrado em Direito da Universidade Tiradentes, Consultora Jurídica.