Foco e Escopo

A “Dom Helder Revista de Direito” é uma publicação integralmente eletrônica, de acesso gratuito, que aceita artigos de autores com titulação mínima de especialista – em caso de coautoria, se o autor principal for doutor, os coautores podem ser graduandos; se o autor principal for mestre, os coautores devem ser no mínimo graduados e no máximo mestres. A linha editorial da Revista é “Justiça, Estado e Cidadania nas Sociedades Contemporâneas”. Trata-se de linha interdisciplinar para abranger todas as áreas do Direito, proporcionando reflexões e abordagens jurídicas e filosóficas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A “Dom Helder Revista de Direito” tem o objetivo de publicar artigos científicos de autores de instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras.

1. Serão aceitas colaborações inéditas e a publicação de um artigo está condicionada a sua adequação às normas editoriais. Seu simples recebimento desobriga a sua publicação. Excepcionalmente o Comitê Editorial poderá aceitar a submissão de trabalhos que já tenham sido publicados e, caso isso ocorra, serão submetidos ao mesmo processo de avaliação pelos pares que aqueles inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista na qual seu trabalho tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do mesmo.

2. Os artigos serão avaliados mediante o processo de avaliação pelos pares, ou seja, os artigos serão submetidos à aprovação de no mínimo 2 avaliadores que sejam especialistas nos temas tratados. Os artigos serão enviados para a avaliação sem a identificação de autoria.

3. Os originais serão imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas e do Comitê Editorial.

4. A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

5. Os artigos publicados na “Dom Helder Revista de Direito” podem ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que seja consignada a fonte de publicação original.

6. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Fases da avaliação

Os artigos submetidos pelo site da Revista passarão por duas fases de avaliação: a primeira fase será realizada pela Equipe Editorial e se destina à verificação do cumprimento das Diretrizes para Autores disponíveis no site da Revista; em caso de aprovação na primeira fase, o artigo será encaminhado para a avaliação cega por pares, sendo essa avaliação a segunda fase.

Na segunda fase – avaliação cega por pares – o artigo poderá ser aprovado, aprovado com correções obrigatórias ou rejeitado.

Em todos os casos a decisão editorial e as avaliações serão enviadas por email ao autor – em caso de coautoria, ao coautor que se cadastrou na submissão como contato principal. No caso de aprovação com correções obrigatórias, o autor terá 5 dias úteis para enviar pelo sistema da Revista a versão corrigida do artigo, que passará por conferência da Equipe Editorial.

Periodicidade

A Dom Helder - Revista de Direito possui peridiciodidade quadrimenstral, sendo um volume anual composto por três números com 9 artigos cada. O primeiro número corresponde ao período de janeiro-abril; o segundo número corresponde ao período de maio-agosto; e o terceiro número corresponde ao período de setembro-dezembro.

A Revista recebe artigos científicos em fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Dom Helder - Revista de Direito foi criada no ano de 2018.