A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO BRASIL E NA ESPANHA: O CASO DA VAQUEJADA E DAS TOURADAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Beatriz Souza Costa
Elcio Nacur Rezende

Resumo

O patrimônio cultural no Brasil e na Espanha encontra tutela constitucional. Afirma-se que o meio ambiente, nas suas diferentes acepções, é tratado como direito fundamental em ambos os países e, portanto, afasta-se argumentos de menor robustez jurídica, inclusive normas infraconstitucionais, para eventual desrespeito aos bens ambientais, dentre os quais a vida animal. O objetivo deste artigo é demonstrar, portanto, que a vida animal possui maior valoração jurídica que normas positivadas sob o argumento de patrimônio cultural. O artigo se pautou pela metodologia hipotética dedutiva com técnica de pesquisa legislativa comparada, assim como bibliográfica e referências em revistas nacionais e internacionais. Os resultados apontados demonstram que no Brasil e Espanha a vida animal deve ter maior tutela jurídica que argumentos fundados no patrimônio cultural, concluindo-se que, em homenagem à teoria dos direitos fundamentais e ao constitucionalismo moderno, normas que permitem o sofrimento animal padecem de inconstitucionalidade devendo, pois, serem afastadas do ordenamento no Brasil e na Espanha.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Beatriz Souza Costa, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Pós-doutora pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM), Madri/Toledo, Espanha. Doutora e Mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG, Brasil. Professora na Pós-graduação em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC), Belo Horizonte/MG, Brasil.

Elcio Nacur Rezende, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Pós-Doutor pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM), Madri/Toledo, Espanha, e pela Università degli Studi di Messina (UNIME), Messina, Itália. Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS), Belo Horizonte/MG, Brasil. Professor da Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC), Belo Horizonte/MG, Brasil. Procurador da Fazenda Nacional.