PARADOXO DAS DIRETRIZES AMBIENTAIS BRASILEIRAS: posicionamento internacional e do ordenamento interno brasileiro frente às questões ambientais
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A definição de diretrizes que concilie proteção ambiental e crescimento econômico passou a ser a força motriz do desenvolvimento sustentável, sendo o Brasil um ator importantíssimo neste processo. Inicialmente, o Brasil priorizou o desenvolvimento industrial em detrimento do meio ambiente natural, sendo definido internacionalmente como centralista, contudo, no final da década de 80 iniciou-se um processo de tomada de consciência da população, fato que culminou em uma mudança no posicionamento do governo. No entanto, a atuação política ambiental no ordenamento interno nacional não vem seguindo a posição internacional, até porque a intervenção sobre as florestas (desmatamento) passou recentemente a ser visto œessencial para o crescimento econômico, fator que fez surgir uma grande polêmica, a promulgação do Projeto de Lei que aponta mudanças no Código Florestal. Trata-se de um tema importantíssimo relacionado ao tratamento das diretrizes ambientais brasileiras, o qual reflete a necessidade de mudança no pensamento interno para que se promova a proteção ambiental.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Veredas do Direito - Revista de Direito, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Revista Veredas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Veredas do Direito, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Veredas está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution 3.0