DO SUBDESENVOLVIMENTO PERIFÉRICO A UM DESENVOLVIMENTO INTEGRADO AOS DIREITOS HUMANOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Giovani Clark
Jailton Macena de Araújo
Joao Batista Moreira Pinto

Resumo

O presente trabalho teve como suporte temático mais amplo a discussão entre Estado, Constituição e Desenvolvimento. Assim, a problemática da pesquisa delineou-se em torno de diferentes compreensões de desenvolvimento, uma delas levando à manutenção do subdesenvolvimento latino-americano e brasileiro, e outra, presente no texto constitucional brasileiro de 1988, apontando para a necessidade de superação das desigualdades sociais, com implementação dos direitos humanos e da cidadania; o que levou a novos conflitos, evidenciados nas emendas constitucionais de cunho neoliberal aprovadas. Em decorrência desse processo, a questão fundamental que se coloca é: como superar esse processo que tem levado à não observância e implementação efetiva dos direitos humanos, especialmente dos direitos sociais e socioambientais? A hipótese trabalhada é que uma nova compreensão dos direitos humanos, como um projeto de sociedade, poderá levar a um processo de fortalecimento da observância e implementação dos direitos sociais e ambientais nas sociedades. Em termos metodológicos, adota-se o gênero de pesquisa teórico integrado ao prático, a vertente jurídico-social, em uma perspectiva dialética, com análise qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Giovani Clark, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Direito pela UFMG. Graduado em Direito pela UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade de Minas Gerais (PUC-Minas). Professor da graduação da Faculdade de Direito da UFMG.

Jailton Macena de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestrando em Ciências Jurídicas, área de concentração Direito Econômico, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Direito Processual pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor da UFCG. Advogado. Associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Joao Batista Moreira Pinto, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Pós-doutor e Doutor em Direito pela Université de Paris X - Nanterre. Mestre em Filosofia pela École des hautes études en sciences sociales (EHESS). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Líder do Grupo de Pesquisa "Direitos Humanos como projeto de sociedade e direitos da Natureza: elementos socio-históricos, políticos, jurídicos, culturais e epistemológicos".