PRUDÊNCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ENSINO JURÍDICO EM TEMPOS DE COMPLEXIDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Liane Cavalcante Araujo
Mônica Tassigny
Ana Carla Pinheiro Freitas

Resumo

A sociedade vivencia uma crise sanitária sem precedentes, com a COVID-19, no século XXI. Em paralelo, o meio ambiente permanece distante dos cuidados traduzidos no ordenamento jurídico brasileiro. Nesse contexto, estima-se que a educação ambiental é capaz de favorecer a transformação social e política necessária para uma mudança social na relação homem-natureza. Para tanto, propõe-se uma análise da interação entre a educação ambiental no ensino superior, a virtude da prudência e a ética da compreensão, no ensino jurídico. Nessa perspectiva, indaga-se: como pode a prudência atuar na educação ambiental do ensino jurídico de modo a favorecer a formação de profissionais do Direito comprometidos com a construção de sociedades justas e sustentáveis? Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, de cunho bibliográfico e documental, pautada no método hipotético-dedutivo. Conclui-se que a prudência na educação ambiental do ensino jurídico é capaz de colaborar para a formação de atores sociais conscientes, motivados e capazes de promover mudanças efetivas em prol da construção de sociedades mais justas e sustentáveis.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Liane Cavalcante Araujo, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Estágio Pós-Doutoral em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutora e Mestra em Direito Constitucional pela UNIFOR. Especialista em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Graduada em Direito pela UNIFOR.

Mônica Tassigny, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Pós-Doutora em Direito pela Falcuté de Droit et Sciences Politiques da Université Aix-Marseille. Doutora em Sócio-Economie du développement pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação pela UFC. Especialista em Educação Infantil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Educação pela UNIFOR. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da UNIFOR.

Ana Carla Pinheiro Freitas, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Pós-Doutora em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra em Direito e Desenvolvimento pela UFC. Especialista em Direito Alemão Público e Civil pela Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU). Graduada em Psicologia pela PUC-SP. Graduada em Direito pela UFC. Pesquisadora do REPJAAL/UNIFOR. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da UNIFOR.