LUTA SIMBÓLICA NA POLÍTICA CICLOVIÁRIA E MOBILIDADE INTELIGENTE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alexandra Aragão
Tatiana Reinehr de Oliveira
Grace Ladeira Garbaccio

Resumo

O presente artigo busca desvendar o jogo simbólico no processo de construção da política cicloviária do Distrito Federal (DF), como parte do planejamento urbano de Brasília, no que tange às políticas de mobilidade ativa implementadas nos últimos 15 anos, relacionada à ressignificação da mobilidade – no contexto da Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável (CHICS) –, com apoio da bicicleta. A análise baseou-se na perspectiva sistêmica e relacional das estruturas de dominação propostas por Pierre Bourdieu, partindo do pressuposto do cotidiano construído socialmente e historicamente. Buscar-se-á elucidar se a política cicloviária no DF teria surgido de microprocessos de construção social que denotaria a formação de uma cultura ciclística local. Ou, por outro lado, se as ações públicas teriam sido fruto da construção simbólica de dominação e de formatação de significados, que incluiria uma agenda voltada à ressignificação de Brasília, no contexto das smart cities. Sugere-se uma virada contextual, a partir da alteração da dinâmica entre os diversos atores, com base na teoria ator-rede de Latour, cogitando a formação da consciência coletiva com soluções de mobilidade mais integradas, homogêneas e coesas do contexto urbano CHICS. Parte-se da metodologia da dialética-indutiva, com observância dos diversos posicionamentos na aplicação do instrumento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandra Aragão, Universidade de Coimbra (UC)

Doutora em Ciências Jurídico-Políticas e mestre em Integração Europeia pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). Professora de Direito do Ambiente na FDUC.

Tatiana Reinehr de Oliveira, Instituto de Direito Urbanístico de Brasília (IDUB)

Doutoranda e Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Especialista em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissionais de Nível Superior (CAPES). Vice-Diretora-Secretária do Instituto de Direito Urbanístico de Brasília (IDUB). Advogada.

Grace Ladeira Garbaccio, Instituto Brasiliense de Direito Público

 Doutora em Direito pela Universidade de Limoges e título reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito pela Universidade de Limoges/ França. Professora do Programa Stricto Sensu do Mestrado em Direito do IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público - Brasília/DF

http://lattes.cnpq.br/4891035484304681