INFERÊNCIAS SOBRE A LEI BRASILEIRA DE CRIMES AMBIENTAIS EM COMPARAÇÃO AO CÓDIGO PENAL COLOMBIANO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Anselmo Jose Spadotto
María del Pilar Romero Barreiro
Gerson Araújo de Medeiros

Resumo

As questões ambientais transpassam fronteiras e demandam um entendimento das normas ambientais e suas interpretações nas diferentes culturas e países. O objetivo desta pesquisa foi analisar convergências e divergências interpretativas das normas penais ambientais do Brasil e da Colômbia, por meio de um estudo comparativo entre a Lei de Crimes Ambientais do Brasil e o Código Penal Colombiano. Em sites especializados foram consultados artigos científicos sobre direito penal ambiental de ambos países, nos sites oficiais governamentais consultou-se a legislação, utilizando-se como critério transversal a atualidade e vigência das normas. Foram encontrados resultados significantes em temas como a culpa, a autoria e o concurso de pessoas em crimes, a responsabilidade administrativa, os danos à propriedade alheia como agravante, a perícia ambiental, a responsabilização da pessoa jurídica, a profundidade na descrição de algumas características ambientais, além de temas tratados em equilíbrio entre as duas normas. Concluiu-se que a norma brasileira é mais específica em relação às questões ambientais, proporcionando assim uma cobertura mais eficiente na penalização de crimes ambientais em relação ao Código Penal Colombiano.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Anselmo Jose Spadotto, Uninove/Unesp

Pós-doutorado com a linha de pesquisa "Interface jurídico-agroambiental" na UNESP.

Doutor em Energia na Agricultura pela UNESP. 

Advogado e Zootecnista.

Professor universitário nas disciplinas de Direito Ambiental, Direito Agrário e  Direitos Difusos e Coletivos na UNINOVE/FMR e na UNESP Campus de Sorocaba. 

 Email: anselmospadotto@gmail.com 

 

María del Pilar Romero Barreiro, Universidad Externado de Colombia

Ingeniera Ambiental (Universidad Distrital Francisco José de Caldas). Especialista en Derecho del Medio Ambiente (Universidad Externado de Colombia). Estudiante de maestría en Ciencias Ambientales (Universidad Estadual  Paulista Julio de Mésquita Filho  ICTS-- UNESP).

E-mail: mariapromerobarreiro@gmail.com

Gerson Araújo de Medeiros, UNESP Campus deSorocaba

Pos-Doctor (Universidad de Alberta, Canadá). Doctor y Mágister en Ingeniería Agrícola (Universidad Estadual de Campinas- UNICAMP). Ingeniero Agrónomo. Profesor en la Universidad Estadual Paulista Julio de Mésquita Filho - UNESP.

E-mail: gerson@sorocaba.unesp.br