QUEBRADEIRAS DE COCO: “babaçu livre” e reservas extrativistas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joaquim Shiraishi Neto

Resumo

Desde a sua constituição, no início da década de 1990, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) vem discutindo medidas para pôr fim ao processo de devastação dos babaçuais, bem como garantir o livre acesso e uso comum das palmeiras. Nas discussões sobre as garantias do livre acesso as palmeiras de babaçu prevaleceram as propostas das leis do “babaçu livre” e das reservas extrativistas. Enquanto a primeira proposta é fruto das reivindicações do próprio movimento, a segunda decorre da luta dos seringueiros do Acre, incorporada ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Assim, este artigo objetiva refletir sobre a luta pela garantia de acesso e uso comum dos recursos naturais a partir da experiência das leis do “babaçu livre” e das reservas extrativistas. Para cumprir o objetivo proposto, a metodologia utilizada se baseou em técnicas de observação direta e entrevistas semiestruturadas junto às lideranças do movimento das quebradeiras. Embora o movimento ter logrado várias leis, que asseguram os direitos ao livre acesso, tais vêm sendo desrespeitadas.  

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Joaquim Shiraishi Neto, Programa de Pos graduação em Direito e Sistemas de Instituição de Justiça da Universidade Federal do Maranhao

Professor do Programa de Pos graduação em Direito e Sistemas de Instituição de Justiça da Universidade Federal do Maranhao (PPGDIR-UFMA). Pesquisador FAPEMA e CNPQ. Bolsista Visitante FAPEMA.