A UTOPIA DE UMA CIDADANIA MUNDIAL SUSTENTÁVEL: REFLEXÕES ÉTICAS E ESTÉTICAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Priscila Zilli Serraglio
Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino

Resumo

Este artigo destina-se a investigar como é possível formular uma cidadania mundial desejável a partir de uma ética preocupada em compreender o vínculo antropológico comum. A Ética, quando visualizada no seu sentido de tolerância e responsabilidade, permite condições sustentáveis de agradabilidade (Estética) e interação, o que favorece e estimula a amplitude de uma Cidadania Mundial. A análise proposta é realizada por meio do método dedutivo, utilizando-se das técnicas da pesquisa bibliográfica, do referente, do fichamento, da categoria, e do conceito operacional. O processo biológico só se concretiza a partir da interação entre a subjetividade do ser e a realização deste no mundo, necessitando da ética, num sentido de interculturalidade, a propiciar condições de agradabilidade para as inter-relações humanas, tornando mais suportáveis e respeitosas essas trocas de experiência, assim como a vivência mais fraterna e solidária, independentemente de limites territoriais, a fim de se poder desfrutar da condição de cidadão global em um meio ambiente bem cuidado e conservado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Priscila Zilli Serraglio, Faculdade Meridional IMED

Advogada. Mestranda do PPGD da Faculdade Meridional – IMED, bolsista PROSUP-CAPES. Integrante dos grupos de pesquisa: 1) Multiculturalismo, minorias, espaço público e sustentabilidade; 2) Multiculturalismo e pluralismo jurídico. E-mail: pris_zs@hotmail.com. Lattes: <http://lattes.cnpq.br/5732131166139352>.

Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino, Faculdade Meridional IMED

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado – em Direito do Complexo de Ensino Superior Meridional – IMED. Professor do Curso de Direito da Faculdade Meridional – IMED. Pesquisador da Faculdade Meridional. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Ética, Cidadania e Sustentabilidade. Membro do Grupo de Pesquisa: “Modernidade, Pós-Modernidade e Pensamento Complexo”, "Multiculturalismo e Pluralismo Jurídico" e "Transnacionalismo e circulação de modelos jurídicos". Líder, junto com o Professor Dr. Neuro José Zambam, do Centro brasileiro de pesquisa sobre Amartya Sen: interfaces com direito, políticas de desenvolvimento e democracia Membro associado do Conselho Nacional de Pós-Graduação em Direito – CONPEDI e da Associação Brasileira do Ensino de Direito - ABEDI. Passo Fundo. RS. Brasil. E-mail: sergiorfaquino@gmail.com