TRABALHO DECENTE ATRELADO À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DO PROGRAMA EMPREGOS VERDES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marina Dorileo Barros
Paula Galbiatti Silveira
Bismarck Duarte Diniz

Resumo

O presente trabalho objetiva realizar análise do programa “empregos verdes” da Organização Internacional do Trabalho. Para tanto, serão verificadas as bases do programa: a proteção do meio ambiente e a promoção do trabalho decente. O trabalho decente funda-se na proteção aos direitos mínimos do trabalhador, norteados princípio da dignidade da pessoa humana, apresentando-se como um desafio à sociedade a fim de garantir emprego em condições dignas e realizar a inclusão social da massa que se encontra marginalizada. Assim, o programa empregos verdes alia dois desafios impostos à sociedade no século XXI, a inclusão social e a preservação ambiental, posto que busca criar empregos atrelados a uma preocupação com a crise ambiental que vem sendo enfrentada, pautado pelo fomento ao desenvolvimento sustentável. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se do método de abordagem dedutivo, vez que é averiguada inicialmente a perspectiva do desenvolvimento sustentável e do trabalho decente, para posteriormente analisar o programa empregos verdes. O método de procedimento será o monográfico e a técnica de pesquisa será a bibliográfica. Verificou-se, a título de conclusão, que é perfeitamente possível atrelar a proteção ao meio ambiente à promoção de emprego, sendo necessárias iniciativas do Estado e sociedade civil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marina Dorileo Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Agroambiental da Universidade Federal de Mato Grosso, com período de mobilidade acadêmica internacional no programa de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade do Minho (Portugal). Bolsista CAPES.

Paula Galbiatti Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro dos grupos de pesquisa GPDA e Jus-Clima. Bolsista CAPES.

Bismarck Duarte Diniz, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com estágio sanduíche na Universidade Delgli Studi Di Roma-Itália.