Complexidade Ambiental: o Repensar da Relação Homem-Natureza e Seus Desafios na Sociedade Contemporânea

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Paula Cabral Balim
Luiza Rosso Mota
Maria Beatriz Oliveira da Silva

Resumo

O presente artigo objetiva abordar a dialética relação homem-natureza a fim de demonstrar a premente necessidade de se repensar e reestruturar esta relação sob uma perspectiva complexa. Busca-se em primeiro momento analisar a evolução da relação homem-natureza e seu posterior reflexo na crise ambiental do século XXI. A partir da análise já realizada justifica-se a insustentabilidade do padrão de desenvolvimento e proteção ambiental de viés simplista e mecanicista no contexto atual, introduzindo o paradigma da complexidade como uma nova maneira de pensar o meio ambiente e a sociedade que o envolve. Por fim, apresentam-se alguns desafios impostos a esta visão da complexidade ambiental na sociedade contemporânea. Corrobora-se, que a construção de uma tutela ambiental consubstanciada em uma perspectiva da complexidade é ainda hoje um desafio, entretanto, demonstra-se capaz de estabelecer uma nova maneira de pensar o meio ambiente através de uma reestruturação e conscientização do homem e seu lugar na natureza.

 

Abstract

This research paper aims to address the dialectical relationship between man and nature in order to demonstrate the urgent need to rethink and restructure this relationship under a complex perspective. Search in the first instance to analyze the evolution of the man-nature relationship and its subsequent reflection in the environmental crisis of the XXI century. From the existing analysis is justified unsustainable pattern of development and environmental protection of commercial bias and simplistic in the current context, introducing the paradigm of complexity as a new way of thinking about the environment and the society that surrounds. Finally, we present some challenges to this vision of environmental complexity in contemporary society. Corroborates, that the construction of an environmental protection embodied in a perspective of complexity is still a challenge, however shows himself able to establish a new way of thinking about the environment through restructuring and awareness of man and its place in nature.

 

Keywords

man-nature relationship. Environmental Crisis. Unsustainable development. Paradigm of Complexity.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Paula Cabral Balim, Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS

Mestranda em Direito - Linha de Pesquisa Direitos da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (Em andamento); Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/RS (2012); Curso de Extensão em Direito Processual Ambiental pela Faculdade IDC/RS (2012); Graduada em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2010); Membro Titular do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Direito da Universidade Federal de Santa Maria; Membro Integrante do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade - GPDS, registrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela UFSM; Membro bolsista na área de editoração do periódico Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global vinculado ao Programa de Pós Graduação - Mestrado em Direito da UFSM. Advogada OAB/RS 82725.

Luiza Rosso Mota, Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM/RS

Mestranda da Universidade Federal de Santa Maria, no programa de pós-graduação em Direito, com ênfase em Direitos Emergentes da Sociedade Global; Assessora de Juiz de Direito de 06 de fevereiro de 2012 a 08 de abril de 2013; Graduada em Direito em 03 de fevereiro de 2012 pelo Centro Universitário Franciscano, UNIFRA - Santa Maria - RS; Integrante do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobidiversidade(GPDS), inscrito no CNPQ, com atuação na linha de pesquisa Temas Transversais de Direito e Sustentabilidade Ambiental.

Maria Beatriz Oliveira da Silva, Doutora em Direito no CRIDEAU (Centro de pesquisa interdisciplinar em Direito Ambiental e Urbanismo ) da Universidade de Limoges, França. Mestrado em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul; graduação em Direito e Letras.

Doutora em Direito com tese defendida em Direito Ambiental no CRIDEAU (Centro de pesquisa interdisciplinar em Direito Ambiental e Urbanismo ) da Universidade de Limoges, França, sob a orientação do professor Michel Prieur. Mestrado em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000); graduação em Direito e Letras. É professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, atuando, principalmente, temas do desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida. Compõe o Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente- INMA, com sede em Brasília. A partir de 2011 passou a integrar o OMIJ(Observatoire des Mutations Institutionnelles et Juridiques) do CRIDEAU.