A RESTITUIÇÃO PELO ILÍCITO LUCRATIVO EM FACE DO DESCUMPRIMENTO DO DEVER DE DECRESCIMENTO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leonardo Gomes Pereira
Adriano Sant’ Ana Pedra

Resumo

Este trabalho visa abordar o enriquecimento ilícito e lucrativo versus o decrescimento, tema de extrema importância na atualidade, já que busca alternativas à consagração do princípio constitucional da dignidade humana da pessoa, de modo que todos possam ter acesso aos mesmos direitos fundamentais. É necessária uma mudança de pensamento e atuação, abordando-se o decrescimento como um dever anexo ao dever fundamental de proteção ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Nesses termos, a continuidade dos níveis de produção sem a readaptação aos limites estabelecidos pelas autoridades competentes em matéria ambiental se traduz em ato ilícito. Os lucros daí advindos, portanto, constituem enriquecimento sem causa e devem ser destinados aos afetados diretos quando identificados e à sociedade, que suportaram a violação do seu direito difuso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Utilizou-se de ampla pesquisa bibliográfica interdisciplinar, passando desde o Direito Constitucional até o Direito Ambiental e Penal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Leonardo Gomes Pereira, Universidade de Vila Velha (UVV)

Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Vitória/ES, Brasil. Doutor em Relações Empresariais, Desenvolvimento e Demandas Sociais pela Universidade de Marília (UNIMAR), Marília/SP, Brasil. Mestre em Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais pela Escola Paulista de Direito (EDP), São Paulo/SP, Brasil. Mestre em Relações Empresariais, Desenvolvimento e Demandas Sociais pela UNIMAR. Especialista em Direito Tributário Aplicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil. Especialista em Processo Civil pela UFRGS. Especialista em Direito do Estado pela UFRGS. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS, Brasil. Docente na Universidade de Vila Velha (UVV), Vila Velha/ES, Brasil.

Adriano Sant’ Ana Pedra, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra (UC), Coimbra, Portugal. Doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Vitória/ES, Brasil. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES, Brasil. Professor na Graduação e na Pós-graduação da FDV. Procurador Federal.