APLICAÇÃO INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR NOS ESPAÇOS ADMINISTRATIVOS DECISÓRIOS EM MATÉRIA AMBIENTAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Émilien Vilas Boas Reis
Marcelo Kokke
Maria João Couto

Resumo

As questões envolvendo o ambiente, seja natural ou cultural, são complexas. O mundo moderno, por sua vez, é fragmentado. Isso torna difícil uma análise a respeito das questões ambientais, já que a formação acadêmica, de modo geral, não busca uma visão ampla da realidade. O objeto do artigo, após contextualizar a modernidade e a fragmentação do saber, volta-se ao entendimento de uma formação interdisciplinar e transdisciplinar como formas fundamentais de se debruçar sobre o ambiente, sugerindo o diálogo entre áreas e saberes. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade serão propostas ao Direito Ambiental, por meio da análise dos espaços decisórios na Administração Pública ambiental. Nesse aspecto, serão retomadas a legislação atual e a Política Nacional do Meio Ambiente, em que se enfatizará a necessária interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, a fim de construir posições de gestão e técnica nos órgãos ambientais. A pesquisa ocorrerá por meio de análise bibliográfica, com método teórico-qualitativo e metodologia crítica. Conclui-se, assim, pela necessária adoção de abordagens interdisciplinares na compreensão do Direito Ambiental e seus institutos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Émilien Vilas Boas Reis, Escola Superior Dom Helder Câmara

Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade do Porto. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Filosofia pela PUC-RS. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto na graduação e na pós-graduação (mestrado) da Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Líder do Grupo de Pesquisa Bioética, Direito e Filosofia Ambiental.

Marcelo Kokke, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Pós-doutor em Direito Público - Ambiental pela Universidade de Santiago de Compostela. Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Especialista em Ecologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Especialista em Processo Constitucional pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (IMIH). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor na graduação e na pós-graduação (mestrado e doutorado) da Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Procurador Federal da Advocacia-Geral da União. Líder do Grupo de Pesquisa Bioética, Direito e Filosofia Ambiental.

Maria João Couto, Universidade do Porto

Doutora em Filosofia pela Universidade do Porto. Mestre doutorada pela Universidade do Porto. Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) em nível de graduação e pós-graduação (mestrado/doutoramento). Participante do Grupo de Pesquisa Bioética, Direito e Filosofia Ambiental.