LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E URBANÍSTICA BRASILEIRA CONFLITOS AMBIENTAIS DOS GRANDES EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS EM FLORIANÓPOLIS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gabriel Bertimes Di Bernardi Lopes
Juliana Carioni Di Bernardi

Resumo

O Direito Ambiental e o Direito Urbanístico são temas prioritários nos estudos ambientais e urbanos, porque permitem compreender a intervenção do Estado na estrutura jurídica do planejamento e ordenamento territorial, assim como nos conflitos ambientais e urbanos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a efetividade da legislação ambiental e urbanística brasileira nos conflitos ambientais relacionados aos grandes empreendimentos imobiliários em Florianópolis. O estudo apoiou-se em um referencial teórico que possibilitou a compreensão das relações ambientais, responsáveis pelas políticas públicas que determinam na prática a garantia da preservação e distribuição equitativa dos recursos naturais para as próximas gerações. Para tanto foi adotado o referencial teórico do “Estado Ecológico de Direito”. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi apoiada em oito estudos de caso, teve o caráter qualitativo e foi dividida em duas etapas. A primeira etapa foi exploratória e a segunda etapa indutiva, dedutiva, descritiva e explicativa. A hipótese desta pesquisa confirmou a inefetividade da legislação ambiental e urbanística brasileira nos conflitos ambientais relacionados aos grandes empreendimentos imobiliários em Florianópolis, apoiada na reprodução sistemática de irregularidades na administração pública municipal e na gestão pública ambiental estadual, caracterizando “irresponsabilidade organizada”.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriel Bertimes Di Bernardi Lopes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Geografia pela UFSC. Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela UFSC. Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor do Departamento de Administração Pública da UDESC. Pesquisador do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP) e do Território, Arquitetura e Cidadania (SITUS).

Juliana Carioni Di Bernardi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela UFSC. Especialista em Direito e Gestão Ambiental pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Bacharela em Ciências Jurídicas pelo CESUSC. Membra dos grupos de pesquisa Urbanidades: Forma Urbana e Processos Socioespaciais e Território, Arquitetura e Cidadania (SITUS).