ÉTICA AMBIENTAL E CRISE ECOLÓGICA: reflexões necessárias em busca da sustentabilidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nicole da Silva Paulitsch
Maria de Fátima Schumacher Wolkmer

Resumo

O presente artigo consiste numa revisão teórica acerca dos conflitos éticos presentes no âmbito das relações entre a sociedade e o meio ambiente, o que hoje determina os contornos da crescente crise ecológica. A natureza complexa do problema a ser investigado enseja em sua abordagem a aplicação do método dedutivo, o que permite conhecer aspectos particulares de um fenômeno. Para tanto, a fim de proporcionar bases para uma discussão informada, inicialmente apresentam-se as circunstâncias que permeiam a relação entre homem e natureza, através da exposição de um panorama geral da crise ecológica vivenciada na atualidade e que se coloca como desafio a ser enfrentado neste Terceiro Milênio por todas as nações do mundo, em especial no que diz respeito à ponderação na busca do necessário equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, humano e a proteção ao meio ambiente. Analisam-se questões acerca da emergência de uma nova ética ambiental pautada na sustentabilidade, lançando-se reflexões sobre o comportamento e valores morais edificados pela sociedade moderna, projetando-se a necessidade da mudança da racionalidade instrumental a fim de zelar, preservar e reverter a situação de crise da natureza. Buscam-se subsídios teóricos em autores como José Renato Nalini, Leonardo Boff e M. L. Pelizzoli para delinear os desafios conferidos à ética ambiental para sua concretização.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nicole da Silva Paulitsch, Professora titular da Faculdade Anhanguera do Rio Grande, no curso de Direito.Mestranda em Direito Ambiental na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/RS). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS. Advogada inscrita na OAB/RS.

Professora titular da Faculdade Anhanguera do Rio Grande, no curso de Direito.Mestranda em Direito Ambiental na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/RS). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS. Advogada inscrita na OAB/RS.

Maria de Fátima Schumacher Wolkmer, Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito na Universidade de Caxias do Sul (RS) e Professora visitante da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Possui graduação em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialização em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Tem experiência em assessoria parlamentar e na área jurídica, com ênfase em Direito Público, cidadania e meio ambiente. Professora efetiva do Programa de Pós-Graduação (mestrado) da Universidade de Caxias do Sul e professora visitante do curso de Direito da FURB - Blumenau. Exerceu as funções de Coordenadora geral do projeto Rede Guarani/Serra Geral, dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito na Universidade de Caxias do Sul (RS) e Professora visitante da Universidade Regional de Blumenau (FURB).