VIDA SEM DIGNIDADE? A BUSCA POR UM SENTIDO INTEGRATIVO EM DIGNIDADE PARA A NATUREZA, A CONDIÇÃO HUMANA E A CONDIÇÃO NÃO HUMANA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Patryck de Araujo Ayala
Jaqueline Sousa Correia Schwendler

Resumo

As ameaças existenciais à integridade da vida em todas as suas formas, aceleradas pela nova Época geológica, o Antropoceno, e advindas da contemporaneidade, suscitam a necessidade de se propor uma relação de aproximação entre o Direito e a Natureza, como condição indispensável ao enfrentamento de tais ameaças, a partir de soluções coerentes e com objetivos prioritários. Nesse contexto, identifica-se como a principal dificuldade para a transformação a necessidade de se reconhecer (e considerar) aqueles que não possuem voz e exigem proteção por seu valor per se. Assim, este artigo propõe investigar em que medida, por meio do conteúdo de dignidade, poder-se-ia, também, oferecer proteção para a vida não humana. Dessa forma, a partir do método indutivo e da pesquisa bibliográfica, com aporte em modelos teóricos e fundamentos normativos sobre o tema, considera-se a dignidade como veículo de humanidade e não de pessoalidade, premissa sobre a qual se acentua o sentido de dignidade integrativa, em que tudo o que tem valor deve também possuir dignidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Patryck de Araujo Ayala, Universidade Federal de Mato Grosso (Faculdade de Direito, Graduação e Mestrado)

Pós-doutor, Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estágio de doutoramento na Universidade Clássica de Lisboa (UL), com bolsa PDEE/Capes. Diretor do Instituto O Direito por um Planeta Verde. Membro do Programa Harmony with Nature (United Nations), na condição de especialista independente. Líder do Grupo de Pesquisa Jus-Clima. Professor Associado III, nos cursos de graduação e mestrado em Direito da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Procurador do Estado de Mato Grosso.

Jaqueline Sousa Correia Schwendler

Mestre em Direito pela UFMT. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Advogada, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Jus-Clima. Integrante do Núcleo de Estudo em Agroecologia do Tocantins. Sócia da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).