DECRESCIMENTO ECONÔMICO COMO ALTERNATIVA AO RISCO ECOLÓGICO GLOBAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Felipe Franz Wienke
Isabela Peixer Galm Bernardes

Resumo

A recente crise sanitária global causada pelo novo coronavírus (Covid-19) revela-se como uma crise ecológica. Isso se deve, em última instância, ao efeito colateral do risco ambiental global reflexivo. Busca-se, neste artigo, analisar a conexão entre os fenômenos de pandemia, do risco ecológico na modernidade e da teoria do decrescimento. Alternativamente ao desenvolvimento (in)sustentável, busca-se propor o decrescimento como estratégia econômica, social e ambientalmente sustentável, que permite uma maior resiliência aos riscos ecológicos ou, ainda, a supressão de suas causas. A problemática de pesquisa envolve como é possível pensar em sustentabilidade ambiental num sistema de desenvolvimento atrelado ao crescimento econômico. Conclui-se que será provável o surgimento e disseminação de novas espécies zoonóticas caso não haja uma reavaliação do atual padrão da economia humana. Isso se deve à manutenção da lógica de crescimento econômico que, inserida na concepção de desenvolvimento sustentável, faz que a sustentabilidade ambiental seja fagocitada pela economia. Para elaboração do texto, adotou-se o método indutivo como metodologia de pesquisa e a pesquisa documental bibliográfica como técnica de pesquisa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Felipe Franz Wienke, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS, Brasil. Especialista em Direito Ambiental pela UFPEL. Especialista em Democracia, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG, Brasil. Professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande/RS, Brasil. Professor convidado da Université Rennes 1, Rennes, França.

Isabela Peixer Galm Bernardes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande/RS, Brasil. Graduada em Direito pela FURG. Advogada.