ECOEPIDEMIOLOGIA E NOVOS PRINCÍPIOS GERAIS DA BIOSSEGURANÇA ASPECTOS AMBIENTAIS DA PATOGÊNESE DA COVID-19

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Émilien Vilas Boas Reis
Bruno Torquato de Oliveira Naves

Resumo

A pandemia da COVID-19 reposicionou, no foco da epidemiologia, a zoonose e as questões ambientais que favorecem o aparecimento e contágio de doenças infecciosas. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, com método teórico-qualitativo, procurou-se analisar a influência de aspectos ambientais na patogênese de algumas doenças infecciosas, em especial da COVID-19, e qual resposta pode ser formulada caso a incidência desses fatores ambientais se verifique. Concluiu-se que o fator ambiental e o comportamento humano têm sido essenciais no aparecimento de várias doenças infecciosas. Assim, somente o pensamento complexo pode conduzir a epidemiologia à compreensão das causas, às medidas para mitigar a propagação e ao tratamento. Por isso, se trouxe as abordagens da ecoepidemiologia e da bioética, que pensam os problemas de maneira abrangente, integrando novas áreas do saber. Por fim, propôs-se novos princípios gerais da biossegurança para lidar com doenças zoonóticas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Émilien Vilas Boas Reis, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Pós-doutor em Filosofia pela Universidade do Porto (UP). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Filosofia pela PUC-RS. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto na ESDHC em nível de graduação e pós-graduação (Mestrado/Doutorado).

Bruno Torquato de Oliveira Naves, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Professor do Mestrado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na ESDHC. Coordenador do curso de especialização em Direito Urbanístico e Ambiental da PUC-MINAS Virtual. Professor nos cursos de graduação e especialização em Direito da PUC-MINAS e da ESDHC. Pesquisador do Centro de Estudos em Biodireito (CEBID).