COVID-19, AS RELAÇÕES DA HUMANIDADE E AS NATUREZAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joaquim Shiraishi Neto
Thayana Bosi Oliveira Ribeiro
Ricardo Vinhaes Maluf Cavalcante

Resumo

Este artigo vem acentuar o reconhecimento da pandemia do coronavírus como a mais recente manifestação de uma crise não apenas ambiental, mas também civilizatória. Trata-se de um projeto de humanidade imposto a partir do século XVII, que atualmente chega a seu fim em função do colapso ecológico. Analisam-se as raízes dessa crise e pensa-se em alternativas, transformações socioecológicas capazes de modificar a racionalidade vigente e de “adiar o fim do mundo”. Enfatizam-se as teorias e movimentos oriundos dos povos indígenas e comunidades tradicionais da América Latina, que reconhecem os valores intrínsecos da natureza e a interdependência entre humanos e não humanos e conduzem ao giro biocêntrico do direito. Constata-se ser imprescindível constituir uma agenda política que trate não apenas os sintomas, mas também as causas do Antropoceno, o que provocou Gaia. Por fim, esclarece-se que os procedimentos da pesquisa se concentraram no levantamento e na discussão dos textos sobre o tema.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Joaquim Shiraishi Neto, Universidade Federal do Maranhao (UFMA)

Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Programa de Pos-Graduação em Direito e Sistemas de Instituição de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (PPGDIR-UFMA). Pesquisador FAPEMA e CNPQ. Bolsista Visitante FAPEMA.

Thayana Bosi Oliveira Ribeiro, Universidade Federal do Maranhao (UFMA)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (PPGPP-UFMA). Bolsista da FAPEMA. Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela UFMA. Graduada em Direito pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Direito e Diversidade (NUPEDD) e do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Biodiversidade (GEDHbio).

Ricardo Vinhaes Maluf Cavalcante, Universidade Federal do Maranhao (UFMA)

Doutorando pelo Programa PPGPP-UFMA. estre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela UFMA. Graduado em Direito pela UFMA. Servidor Público Federal na UFMA. Integrante do NUPEDD e do GEDHbio.