CRISE ECOLÓGICA E VALORAÇÃO DAS ÁGUAS: PENSANDO A INTERVENÇÃO ECONÔMICA NAS POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DO RECURSO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Danielle de Ouro Mamed
Cyntia Costa de Lima

Resumo

A crise em torno da possibilidade de esgotamento dos recursos naturais e, em especial, dos recursos hídricos, denotam a falência do modelo atual de produção e de gestão do meio ambiente. Como resposta a essa crise, diversas são as alternativas sugeridas por intermédio das ciências, numa tentativa de mitigar os efeitos negativos que o ser humano tem sofrido e garantir a continuidade de acesso aos bens ambientais mais elementares. Uma dessas respostas, como se verá, corresponde à criação de políticas
de intervenção econômica para a preservação do meio ambiente, destacando-se aquelas que visam a agregar valor monetário aos bens ambientais. O objetivo do trabalho, portanto, consiste em discutir, numa perspectiva ao
mesmo tempo jurídica e interdisciplinar, as bases e controvérsias acerca da economização/monetarização em torno deste bem vital à própria vida: a água.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danielle de Ouro Mamed, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas. Membro do Centro de Estudos em Direito Ambiental da Amazônia. Bolsista CAPES.

Cyntia Costa de Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Direito e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas. Bolsista FAPEAM.