ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PENSAMENTO ÉTICO DE PADRE VAZ

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

João A. Mac Dowell, SJ.

Resumo

Desejo inicialmente congratular-me com o “Centro de Promoção Humana Padre Vaz” pela feliz iniciativa de promover este Seminário sobre a obra filosófica do inesquecível mestre por ocasião do primeiro aniversário de sua morte. Ao abrir estas palestras com a exposição do pensamento ético de Padre Vaz, nada mais indicado do que as palavras do próprio homenageado, que revelam admiravelmente o seu perfil humano e de pensador: “ (...) a meditação sobre o Ser – escreve ele – não é um inocente prazer da inteligência; é o mais grave e sério empenho da vida, é a passagem incessante do ser ao dever-ser, do Ser ao Bem, da Metafísica à Ética.”

Mais do que uma simples afirmação de princípio esta sentença exprime um compromisso. Ela sintetiza com perfeição não só o itinerário do pensamento do autor, mas o significado de sua vida. As pistas abertas por sua reflexão sistemática sobre os fundamentos da realidade humana, que desembocam numa lúcida compreensão da natureza ética de nosso agir, não constituem senão a expressão de uma atitude de vida. Padre Vaz assumiu radicalmente a própria responsabilidade de buscar e difundir a verdade, tendo como único movente a norma do bem, vivida no amor.

É por isso que ao rememorar o seu pensamento, não poderia deixar de evocar, ainda que apenas de relance, a sua figura humana, de cristão e sacerdote jesuíta, de mestre dedicado e amigo generoso, que aliou de maneira impressionante teoria e práxis moral, investigação filosófica e consciência social, na preocupação constante de oferecer, modestamente sim, mas na consciência de uma missão imperiosa, a contribuição de sua mente privilegiada à solução dos problemas angustiantes do mundo atual.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos