O MARCO LEGAL DA BIODIVERSIDADE E SUA APLICAÇÃO NA REGULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COM O USO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO BRASILEIRO.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gesil Sampaio Amarante Segundo
Luciana Nalim Silva Menuchi
Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro Menuchi
Carla Martins Kaneto

Resumo

O patrimônio genético brasileiro, objeto de interesse mundialmente reconhecido, possuía seu uso e proteção regulamentados pela Medida Provisória (MP) nº 2.186-16/2001. Após mais de 15 anos de vigência, a MP foi revogada pela Lei nº 13.123/2015, que, em conjunto com o Decreto nº 8.772/2016, apresentou novos procedimentos para o uso e exploração econômica do patrimônio genético nacional e do conhecimento tradicional associado. O Marco Legal da Biodiversidade (MLB), como ficou conhecido o conjunto legislativo em vigor, trouxe em suas disposições transitórias procedimentos de ajuste obrigatório de atividade para aqueles que utilizaram a biota nacional na vigência da MP sem a observação dos procedimentos impostos à época. As disposições transitórias devem ser adimplidas pelos usuários nacionais e internacionais, dentro do prazo de 1 ano, a contar de 06 de novembro de 2017, sob pena de aplicação de penalidades ao pesquisador e instituição a que está vinculado e, ainda, ao importador de produtos fabricados no exterior com o uso de patrimônio genético e conhecimento tradicional brasileiros. Diante desta nova demanda legislativa, o presente estudo teve como objetivo interpretar as normas legais e apresentar de forma sistemática os procedimentos a serem adotados pelos usuários, para o cumprimento das normas transitórias do MLB. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gesil Sampaio Amarante Segundo, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, professor Titular, docente do Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT

Luciana Nalim Silva Menuchi, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, advogada, Subgerente de Pós-Graduação, discente do Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT.

Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro Menuchi, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, professor adjunto do Departamento de Ciências da Saúde

Carla Martins Kaneto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, professora adjunta do Departamento de Biologia.