ATUAÇÃO MUNICIPAL NA MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ricardo Azevedo Mamédio de Sousa
Renata Rodrigues de Castro Rocha

Resumo

O presente trabalho buscou verificar a regulação da exigência de compensação ambiental para empreendimentos que, embora não se equiparem aos exemplificados no art. 2º da Resolução Conama nº 001, de 23 de janeiro de 1986, produzem impactos com consequências sensíveis à qualidade do meio ambiente natural, situando-se em posição intermediária na escala de atividades potencialmente prejudiciais às condições ecológicas da sua área de influência. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica e análise da legislação e doutrina pertinentes ao objeto de pesquisa, analisou-se o conceito e a natureza jurídica do instituto da compensação ambiental, bem como a posição ocupada pelos municípios na distribuição de competências material e legislativa nessa seara. Concluiu-se pela viabilidade da instituição de compensação ambiental municipal por impactos de média magnitude, assim como pela possibilidade de se destinar os recursos arrecadados para a restauração das funções ecológicas essenciais à conservação da natureza e à sadia qualidade de vida da população, e não exclusivamente para a criação e manutenção de unidades de conservação.

 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ricardo Azevedo Mamédio de Sousa, Fundação de Meio Ambiente de Palmas, FMA, Brasil.

Possui graduação em Direito (2017) e em Engenharia Ambiental (2014) pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é engenheiro ambiental da Fundação de Meio Ambiente de Palmas, com lotação na gerência de licenciamento ambiental.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4297921P3

Renata Rodrigues de Castro Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Doutora (2012) e mestre em Ciência Florestal (2009), graduada em Direito pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Concluiu pós-graduação em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes, RJ, em 2006. É professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), presidente da Comissão de Ética da UFT, coordenadora do programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da mesma instituição, responsável pelos módulos de Hermenêutica Constitucional e Aplicação do Direito e Garantias Constitucionais do Processo.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4217040E3