PARÂMETROS E FINANÇAS DA AGENDA 2030 INTERAÇÃO ENTRE O DIREITO DE INVESTIMENTO INTERNACIONAL E A SUSTENTABILIDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Danielle Mendes Thame Denny
Douglas Castro
Emma Maxiao Yan

Resumo

Este trabalho aborda uma Agenda 2030 e sua capacidade de políticas públicas e ações privadas para uma sustentabilidade. Ao mesmo tempo, reconhece uma importância de ferramentas de medição e mecanismos de suporte para uma implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A tese é que as expectativas da população enfrentam dificuldades para serem traduzidas em políticas públicas, devido, entre outros fatores, a falta de adequados mecanismos de medição e assessoria. Para tanto, começa a descrevendo uma Agenda 2030 e como esta declaração internacional das Nações Unidas estrutura-se para ser monitorada e implementada por Estados e por outras partes interessadas. Analisa a importância do monitoramento para o percurso, desafios sociais e ambientais difusos e para permitir uma comparação entre o desempenho de cada Estado[1]membro. Em terceiro lugar, analisa o papel desempenhado pelas instituições financeiras internacionais e pelo setor privado em geral, por meio do controle sobre os investimentos. Por último, destaca como desvantagens que a metodologia dos objetivos pode representar quando usado para superar desafios coletivos marcados por questões morais e impactos difusos, sendo uma performance altamente atrelada a medições e ferramentas de estudo. Uma metodologia escolhida para uma descrição e normativa, como técnicas de análise analítica documental, legislativa e bibliográfica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danielle Mendes Thame Denny, Unisantos/Yale

Visiting associate researcher at Whitney and Betty MacMillan Center for International and Area Studies at Yale University. PhD candidate in International Environmental Law at Universidade Católica de Santos, with fellowship from Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Professor at Fundação Armando Alvares Penteado and Universidade Paulista, Brazil. 

Douglas Castro, FGV

Pós-doutorando da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Doutor em Ciência Política - Relações Internacionais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. LL.M. em Direito Internacional pela Brigham Young University. 

Emma Maxiao Yan, University of Science & Technology, Beijing, China

Visiting associate researcher at Whitney and Betty MacMillan Center for International and Area Studies at Yale University. PhD of Philosophy, major in Political Philosophy and Ethics. Associate professor at University of Science & Technology Beijing, China.